terça-feira, 3 de maio de 2022

Guia: Produção de Podcast, parte 2 - Uma ideia ganha o formato

 

,café com gibi,Coletive Som,arte,produção, tutorial, como, fazer,

Dando continuidade a série de textos sobre produção de podcasts, vamos falar um pouco sobre como começar um projeto de criação de um Podcast.

Pois bem, é muito importante levar em consideração, que fazer um podcast, é divertido, porém demanda tempo e trabalho, então, fazer e falar sobre algo que goste é fundamental, pois todo trabalho ficará mais agradável.

Leia a parte 1 do texto aqui

Os primeiros passos para produzir seu próprio Podcast


Vamos começar assim, antes de falar do que vai se tratar o seu projeto, é aconselhável você ouvir  alguns podcasts que estão espalhados pela podosfera, comece por aqueles que apresentem temáticas variadas.

 mesmo que  o conteúdo não seja do seu interesse, primeiro que você pode vir a gostar do assunto e se surpreender, e segundo que isso vai fazer você ter o conhecimento de alguns formatos e estilos que poderão ser mesclados no seu projeto.

Se você não conhece os mais populares, escute eles também pois esses projetos já tem uma estrutura bem formada, com uma audiência que já é bem participativa e com uma assiduidade mantida.


Assim temos uma ideia de como será o formato do seu projeto, pois terá que ter a sua cara, ou dos participantes do podcast.

Agora estamos levando em conta que você ira apresentar e editar o projeto, por isso o próximo passo é bem simples, vamos escolher o conteúdo, do que ira se tratar o seu podcast.

As redes estão repleta, principalmente sobre podcasts que falam de cultura pop, nerd, geek, mas nem por isso você deve desanimar disso, pois como já foi dito, o importante e fazer algo que goste.


Então, escolha aquilo que goste de absorver, falar, conversar, pois pode ser sobre política, futebol, música, artes, novelas, esportes ou qualquer que seja o assunto e já temos o primeiro passo, assim, começa a se formar a ideia.

Escolhendo a equipe do Podcast 


Depois de escolher o seu conteúdo vamos definir como será sua bancada, os integrantes do podcast.
Você pode apresentar sozinhos, sem a presença de convidados ou com participantes rotativos.

Pode também conter também integrantes fixos, formando o programa, isso ajuda na dinâmica das gravações e evita que nos dias de gravações, aconteça algum imprevisto.
Mesmo com uma bancada fixa você pode ter convidados esporádicos.

Não existe uma regra para isso, o importante nesse ponto, caso decida por um grupo, ou um coapresentador fixo, que todos estejam na mesma linha de pensamento, que o assunto seja do conhecimento e do gosto dos integrantes, assim como os convidados.

Depois de definido o conteúdo a ser abordado e de como vai ser composta a mesa do programa, vamos entender que o podcast, assim como outras mídias, serve para muitos fins.

Podemos, como a maioria dos podcast, usar para puro entretenimento, dar risadas, se divertir, indiferente do assunto, desde politica, filmes, futebol ou outro assunto qualquer.


Mas também, podemos usar o podcast para informar ou trazendo curiosidades.


O programa pode ser sobre ciências, história, geografia, cinema, música, esportes, pode ser um monologo ou um programa estilo mesa redonda, pode ser algo que se mantenha na data, algo atual, ou algo que fique para a posteridades, que possa ser ouvido hoje ou daqui alguns anos.

Tudo é possível com o podcast, a vários públicos a serem alcançados e muitos formatos de programas.

Agora é se preparar para organizar o conteúdo que iremos falar no programa.

0 comments: