domingo, 1 de maio de 2022

Guia: Produção de Podcast, parte 1 - história do Podcast

,café com gibi,Coletive Som,arte,produção, tutorial, como, fazer,

Bem vindos ao inicio de uma série de textos em que abordaremos a produção de podcast, começando por curiosidades do inicio da história da mídia, passando por escolhas de programas, edição e publicação.

Num resumo simplificado, vamos passar algumas informações.


O Feed RSS e o começo do Podcast 


O termo podcast fui usado no ano de 2004, precisamente no dia 12 de fevereiro, num artigo do jornal The Guardian, mas a referência ao que seria o podcast mesmo só foi usada em setembro e é atribuída ao EX-VJ Adam Curry, que idealizou o primeiro agregador com feed RSS e no final daquele ano algumas emissoras de radio adicionaram e suas redes a oferta de podcast.

O feed RSS é uma tecnologia que permite aos criadores de conteúdo a manter seus sites atualizados e assim manter os seus usuários sempre com o material em dia.

O criador de conteúdo armazena seus arquivos em um servidor e com o feed RSS são baixados automaticamente para leitores através de programas, agregadores ou paginas de internet que verificam os diversos feeds criados atrás de novos arquivos para assim atualizar.


Lembrando que o podcast ou Podcasting é uma forma de publicação e distribuição de ficheiros de áudio, vídeo, foto na Internet, e os que utilizam  acompanhar atualizações. 

O usuário pode acompanhar, ou até mesmo a baixar o conteúdo de um podcast.

O crescimento do Podcast no Mundo e no Brasil


Mas a maior difusão dos podcasts veio com a versão 4.9 do aplicativo iTunes que ampliou o suporte aos podcasts.
Tanto que o termo podcast deriva de uma junção da palavra Pod, "Personal On Demand" que significa numa tradução mais literal, pessoal sob demanda, com broadcasting que significa radiodifusão.

O primeiro podcast do Brasil foi o Digital Minds, de Danilo Medeiros, em 21 de outubro de 2004, mas já descontinuado.

O podcast brasileiro mais popular atualmente é sem duvidas o Nerdcast do site Jovem Nerd, mas temos uma lista enorme de programas dos mais variados assuntos, basta escolher o que mais lhes agradam.

Sendo assim, se preparem para continuar com viagem pela podosfera. 

0 comments: