sexta-feira, 20 de maio de 2022

5 Lições de Vida do Filme Conta Comigo

opinião,Stand by me,Cinema e tv,cinema,Stephen King,filme,review,oldie,nerd

O filme "Conta Comigo"  (Stand by Me, 1986) é sem dúvida, na minha humilde opinião, um dos melhores filmes, é o que eu mais gosto por vários motivos e eu vou listar agora alguns deles e o porquê.

Conta Comigo é um filme baseado em um conto de Stephen King, O Outono da Inocência — O Corpo, do livro as quatro estações, e recebe o nome de "Stand by Me" que é o nome de uma música de Ben E. King e está presente na trilha sonora do longa.

Na história do filme, o personagem principal, Gordie, relembra, uma história que viveu junto dos amigos, quando tinha 12 anos, após ler no jornal que seu amigo, Chris Chambers, havia sido morto.



O filme começa com Gordie adulto, narrando os eventos, e em vários momentos a uma narração em off, e termina ele contando o que aconteceu com os outros amigos, Teddy Duchamp e Vern Tessio.

Agora vamos ter spoilers, então se você ainda não viu o filme, tenha essa experiência e se divirta e preste atenção nas lições e volte aqui para continuar a ler.

1- Conta Comigo e Stand by Me




A música que dá nome ao filme já é uma das sutis lições que temos nesta obra, pois a música, aquele que canta diz que não importa o que aconteça de ruim, não terá medo, desde que para quem ele canta fique com ele, e acrescenta falando que, se acontecer algo de ruim para essa pessoa, que ela fique com ele.

"Whenever you're in trouble, won't you stand by me
Oh stand by me
oh won't you stand now?
stand by me"

Temos a ideia de apoio mútuo entre duas pessoas, que mostra que podemos ter alguém para passar por momentos de dificuldade.

2- Em Conta Comigo, a amizade é o elo forte




Como foi dito antes, personagem principal relembra um momento da sua adolescência no verão de 59, onde ele e mais três amigos saindo uma aventura.

E durante esta jornada passamos, junto com os personagens, por momentos de descoberta, principalmente em sua forte relação de amizade.

Em uma cena temos Chris, falando com Gordie, que ele deve ir para uma escola melhor, já que Gordie não quer ir, para ficar perto dos amigos.

 Nesse momento vemos que a amizade entre os dois é tão forte que Chris quer o melhor para o amigo incentivando ele a ter o melhor estudo e quem sabe se tornar um grande escritor, ao mesmo tempo que consola o amigo que não tem este mesmo apoio dos pais.

Em outra cena temos Chris e Teddy em uma discussão acalourada, que termina com os dois adolescentes se desculpando e nos passando a impressão de que apesar das desavenças e opiniões contrárias a amizade honesta é mais forte.

Temos ainda as várias brincadeiras no grupo sempre escolhendo um alvo diferente entre eles para aquela boa "zoada" entre amigos sabendo que aquilo ali é apenas uma brincadeira em que a vítima da brincadeira sabe que aqueles amigos jamais falariam fariam algo para magoá-lo.

E é claro que vemos o grupo inteiro se unir contra o inimigo em comum quando um deles é ofendido.

O ponto principal, é que a amizade daqueles adolescentes é a coisa mais forte naquele momento.

3- A fragilidade da vida aparece em vários momentos de Conta Comigo 




A história do filme conta que os 4 amigos saíram para encontrar um adolescente que havia sumido há 3 dias e através de uma informação, descobrem que este adolescente está morto a beira do trilho do trem.

A partir daí temos vários momentos onde a vida se mostra frágil.

Seja na perseguição de um cachorro feroz, na ameaça iminente de morte de um grupo maior e mais forte contra os amigos, na aproximação de um trem que pega os garotos desprevenidos em cima dos trilhos ou nos perigos da noite.

E aqui temos o personagem principal lidando com a morte do irmão mais velho.

4- Lutar por seus objetivos




Ao fim da história do filme vimos que vários personagens não desistiram de seus objetivos, conseguindo ou não, devemos sempre tentar, lutar.

Chris, que vem de uma família sem grandes expectativas onde ele mesmo é desacreditado por todos ao ponto de quase não acreditar em sí mesmo, foi contra todas as opiniões, estuda e vira um advogado respeitado.

Teddy, continuou a tentar se alistar no exército, mesmo com dificuldades, visuais e auditiva.

Vern constituiu uma família, trabalha e a vida que seguiu.
Gordie se torna um escritor.

No fim do filme, vimos que ao encontrar o corpo do adolescente, outro grupo chega e tenta levar o corpo e assim ganhar a fama de ter encontrado, é quando Gordie, se impõe mesmo quando é ameaçado com uma faca, e se nega a deixar o outro grupo, mais forte e mais numérico, levar o adolescente e tirar deles o mérito de ter encontrado o garoto.

5- A experiência vale mais do que a fama




Depois que o grupo de amigos consegue expulsar o outro grupo e ficar com o corpo do adolescente, para levar a cidade e ser conhecido como os meninos que acharam o corpo de Ray Brower.

É quando eles decidem ficar no anonimato, fazendo uma ligação para polícia e dando a localização do corpo.

Assim, os quatro amigos, depois de ter passado por um pântano de sanguessugas, fugirem do cão raivoso e de um trem, terem sido ameaçados por um grupo violento, eles decidem não receber essa fama e ficar apenas com a experiência e as lembranças daqueles dois dias de jornada de onde saíram de uma cidade pequena até aquele momento onde viram um adolescente que tinha mais ou menos a idade deles, morto.

A voltarem para a cidade, esta mesma parecia diferente para eles, justamente por tudo aquilo que eles passaram, viveram e descobriram sobre eles mesmos.

Pequenas lições, Mas que recebemos, e provavelmente uma mente mais atenta irá assistir esse filme e retirar outros momentos importantes.

Ao fim do filme recebemos a frase escrita por Gordie que diz:
Eu nunca mais tive amigos os que como eu tive quando tinha 12 anos.
Meu Deus, e alguém tem?
Quando começa a música Stand by me.



0 comments: