Depois de anos sem resenhar nada por aqui, retorno ao site de maneira triunfante para finalmente escrever (um pouco) do que achei do novíssimo filme do Homem-Morcego, The Batman, estrelado por Robert Pattinson.
Fotografia: Não é apenas um filme sombrio/escuro (chupa Zack Snider)
A Direção de Fotografia (Greig Fraser de Duna e Rogue One) brinca com o desenho das figuras, tanto do Batman, como do comissário Gordon e da Mulher gato, destacando com frequência a silhueta dos personagens.
Frequentemente é possível notar que a iluminação é reduzida e alocada no centro da filme. Passando a sensação de um comic book em preto e branco mesmo.
Tem umas 3 cenas que fazem você entender que deve ter medo do escuro, pois não sabe o que esperar, e você REALMENTE fica com medo.
Trilha sonora
Preste a atenção na cena de perseguição de carro (a que aparece no trailer) pois a trilha se mescla ao som dos carros e é sensacional!!!
Atuação
Como já vi falarem, e devo concordar, não temos Bruce Wayne no filme, o que deve ter facilitado ao Rob ter que se preocupar apenas com Batman.
O resto do elenco faz um ótimo trabalho de apoio pois o filme é do e sobre o Batman, só temos ele praticamente, aparecendo pouco do restante do universo do Homem-Morcego.
Sobre a estrutura do filme
São dois momentos, duas situações que o Batman tem que solucionar e isso faz o filme ser longo.
Não sei se seria possível reduzir sem perder. Acho que poderia ser arriscado demais e a proposta do filme é ser lento como um filme Noir e, devo dizer, quando ouvi as críticas falando que tinha elementos desse tipo de filme fiquei imaginando o que seria e sim, tem MUUUUITA coisa de filme Noir.
Muitos clichês mas que, como não temos mais isso no cinema, acabaram renovando e "parecendo" ser novidade.
Clichê quando bem feito passa despercebido.
Filme, apesar de longo, é intrigante. O mistério principal te deixa preso a cadeira até o último momento, junto ao Batman. E esse Batman, apesar de muito novo, é um ótimo detetive. Astuto e rápido.
O filme todo se passa em 5 dias e é notável a urgência que ele e o comissário sentem, o que os leva a erros.
Gordon (Jeffrey Wright) me pareceu um policial honesto, mas no filme representado como um bobo, o que me incomodou um pouco. A mulher gato tem bons motivadores. Pinguim é um capanga nesse filme e alívio cômico, o que cabe ao filme, pois quem está se "divertindo" com toda essa situação são os vilões, não os mocinhos.
Em resumo, vá preparado pois o filme é longo. É necessário muita atenção já que a linha principal da trama é complexa, com muitos nomes (como um Game of Thrones), vi muita gente que se perdeu e não conseguiu mais acompanhar.
Não é um filme pipocão, é um filme sobre a transformação do Batman no ícone que conhecemos.
0 comments: