sexta-feira, 11 de março de 2022

Review: The Batman de Matt Reeves


The Batman, filme, resenha, robert, patisson, matt, reeves, charada, gordon, review, greig, foster

 Depois de anos sem resenhar nada por aqui, retorno ao site de maneira triunfante para finalmente escrever (um pouco) do que achei do novíssimo filme do Homem-Morcego, The Batman, estrelado por Robert Pattinson.

Para resumir: fatores técnicos rapidamente (não que eu entenda grandes coisas) lá vai:

 Fotografia: Não é apenas um filme sombrio/escuro (chupa Zack Snider)

 A Direção de Fotografia (Greig Fraser de Duna e Rogue One) brinca com o desenho das figuras, tanto do Batman, como do comissário Gordon e da Mulher gato, destacando com frequência a silhueta dos personagens.

Frequentemente é possível notar que a iluminação é reduzida e alocada no centro da filme. Passando a sensação de um comic book em preto e branco mesmo. 

Tem umas 3 cenas que fazem você entender que deve ter medo do escuro, pois não sabe o que esperar, e você REALMENTE fica com medo.

Trilha sonora

 Preste a atenção na cena de perseguição de carro (a que aparece no trailer) pois a trilha se mescla ao som dos carros e é sensacional!!!

Atuação

 Como já vi falarem, e devo concordar, não temos Bruce Wayne no filme, o que deve ter facilitado ao Rob ter que se preocupar apenas com Batman.

 O resto do elenco faz um ótimo trabalho de apoio pois o filme é do e sobre o Batman, só temos ele praticamente, aparecendo pouco do restante do universo do Homem-Morcego.

Sobre a  estrutura do filme


 São dois momentos, duas situações que o Batman tem que solucionar e isso faz o filme ser longo. 

 Não sei se seria possível reduzir sem perder. Acho que poderia ser arriscado demais e a proposta do filme é ser lento como um filme Noir e, devo dizer, quando ouvi as críticas falando que tinha elementos desse tipo de filme fiquei imaginando o que seria e sim, tem MUUUUITA coisa de filme Noir.

 Muitos clichês mas que, como não temos mais isso no cinema, acabaram renovando e "parecendo" ser novidade. 

Clichê quando bem feito passa despercebido. 

 Filme, apesar de longo, é intrigante. O mistério principal te deixa preso a cadeira até o último momento, junto ao Batman. E esse Batman, apesar de muito novo, é um ótimo detetive. Astuto e rápido.


 O filme todo se passa em 5 dias e é notável a urgência que ele e o comissário sentem, o que os leva a erros. 

 Gordon (Jeffrey Wright) me pareceu um policial honesto, mas no filme representado como um bobo, o que me incomodou um pouco. A mulher gato tem bons motivadores. Pinguim é um capanga nesse filme e alívio cômico, o que cabe ao filme, pois quem está se "divertindo" com toda essa situação são os vilões, não os mocinhos. 

 Em resumo, vá preparado pois o filme é longo. É necessário muita atenção já que a linha principal da trama é complexa, com muitos nomes (como um Game of Thrones), vi muita gente que se perdeu e não conseguiu mais acompanhar. 

 Não é um filme pipocão, é um filme sobre a transformação do Batman no ícone que conhecemos.

0 comments: