quinta-feira, 5 de maio de 2022

Guia: Produção de Podcast, parte 3 - Pauta

,café com gibi,Coletive Som,arte,produção, tutorial, como, fazer,

A hora de decidir sobre o que iremos gravar em um novo episódio do programa de podcast.
Agora que já decidimos do que irá gravar, do assunto que irá tratar no seu podcast, seja ele de algum assunto especifico, variedades, humor, politica ou qualquer assunto que seja.
 Você já ouviu alguns programas por ai e já decidiu qual será o formato do programa e também já acertou como será a bancada de gravação é a hora da pauta.


Organizando a Pauta para gravação do Podcast 


Veja bem, você pode tranquilamente gravar sem pauta, de improviso, mas dependendo do assunto tratado, da temática do seu programa, ou do formato que você ira trabalhar.

 Isso pode prejudicar a edição, já que se o assunto for trabalha sem um guia, pode ser que a "bagunça" seja mais difícil de tratar na edição.

Sem contar também que tudo vai depender também da intenção do podcast.

Se o programa tiver a intenção de educar, informar, a pauta é muito importante.

Assim como falar de cultura pop ou arte, sempre é bom trazer dados corretos.


Porém a pauta serve também pra programas de humor ou feitos no improviso.

Lembrando que tudo que estamos falando aqui, são ideias norteadoras, pois não a regras escritas de como criar seu podcast, então trate esse conteúdo como um facilitador para novos criadores, um espaço seguro para aprender, pois em muitos casos temos que pesquisar.

Então vamos lá.

Pauta tem muitos benefícios e visa ajudar na dinâmica de uma gravação, por isso o importante dela é ser um usada como um caminho.

Trazendo dados ou guiando o host durante a gravação,  lembrando que host é a pessoas responsável pelo andamento do programa.


Se o podcast é dividido por blocos por exemplo, ela vai ajudar a manter o tempo e está separação.

Na pauta, o host pode colocar por escrito a sua abertura, mesmo que a mesma seja uma abertura padrão e essa abertura é interessante para criar uma característica do programa.

Ela deve ou pode conter o nome dos participantes ou convidados assim como um frase de efeito que você queira usar para cada um dos integrantes da gravação.

Caso seu podcast tenha uma leitura de e-mails e recados, isso também pode conter na pauta, separando o texto que será lido e ou dividido para cada integrante.

Assim como os recados, propagandas e divulgações que você queira fazer no programa, também pode ser colocados na pauta.


E ai entramos no tema ser abordado no programa, trazendo uma sinopse do assunto para inteirar os ouvintes, e durante o programa, podemos consultar a pauta para sempre trazer uma informação relevante ou uma data correta.

Como já foi dito, se for separar por blocos ou assuntos, a pauta vai ser o guia para isso, pois ela vai ser responsável por ajudar o host controlar a duração do programa, finalizando um bloco e iniciando outro.

E como a pauta serve para ajudar o host, ela vai guiar o apresentador a manter o tempo de gravação, chegando no final e trazendo as informações necessárias para encerrar o episódio.

A pauta pode ser dividida pelos integrantes do podcast e para isso, podemos usar algumas ferramentas para conectar os participantes, isso levando em consideração que o programa está sendo gravado a distância.

Ferramentas para pauta do Podcast 

Vamos falar de algumas destas ferramenta que serve pra organizar sua pauta e sua gravação.

Uma das ferramentas usadas é o Trello, criada em 2011, e serve para organizar pautas e projetos. Tem suporta para varia plataformas móveis como iPhone, Windows e Android e também funciona na maioria dos navegadores. Ele faz divisões por quadros que podem conter comentários, anexos, enquetes, votações, calendário e checklist que podem ser movidos, copiados, apagados e compartilhados.

Temos também o Google Keep, que para mim é a melhor ferramenta.


Tanto que uso ela para outros fins, como agenda, para o registro de ideias, também deixo anotado ideias para futuras pautas onde aos pouco vou lapidando a ideia.

Com essa ferramenta conseguimos fazer listas de tarefas ou assuntos estilo checklist que podem ser marcadas como executadas.

Podemos usar marcadores e etiquetas e fazer gravações de áudio.

E é claro, compartilhar e adicionar integrantes da gravação para que todos tenham acesso a pauta.

Uma outra ferramenta que pode ser usada, é o Google Drive, que poucas pessoas usam, mas que é uma ferramenta muito útil, tanto que é a nossa ferramenta de organização de pauta para as entrevistas que fazemos nos programas do Coletive Som.


Ela é bem simples, porém cumpre seu objetivo.

Com essa ferramenta, podemos criar uma pasta compartilhada e nela colocar arquivos variados que podem ser usados no programa, e criar planilhas e documentos que podem ser acessados durante a gravação.

 O interessante é que adicionando os participantes a esse documento, para não interferir na pauta e nem na gravação, temos o recurso de chat, que podemos nos comunicar durante a gravação.

Ainda podemos usar aplicativos com o WhatsApp ou o Telegram, que não são ferramentas para isso, mas que também serve ao propósito, já que temos o recurso de enviar arquivos, áudios, fazer o grupo e adicionar os integrantes e mantê-los atualizados  em relação a pauta.


Esses são apenas algumas ferramentas, existem outras como o Evernote, o Todoist, ou o Asana ou algum de sua preferencia pois tudo depende de se adaptar a ferramenta e todos souberem usar suas aplicações.

Mas se você optar por uma gravação presencial, sempre podemos usar o bem e velho caderno de anotações, nunca menospreze o poder do papel e do lápis.

E pronto, já estamos organizados com nossa pauta e prontos para nos preparar para gravar.

0 comments: