quarta-feira, 4 de maio de 2022

A Lenda - Mini Analise wasd

 

lenda,series,serie,analise,Cinema e tv,Review,Parceiros,Tom Cruise,filme,games,

Texto do camarada Jesus, nick Etrigunn lá do Wasd Space 

A Lenda
Legend
1985
Ridley Scott
94 min

O Filme "A lenda" de 1985, apesar de ser a principal influência para a criação da série de jogos The Legend of Zelda e um filme do aclamado diretor Ridley Scott, esse filme tem sérios problemas de montagem. A ponto de ser incompreensível o que acontece em certas cenas. O som em algumas cenas também é bem mal feito, falta o som de alguns objetos ou personagens. Enfim, problemas pontuais. No mais, temos uma arte primorosa.

A Lenda tem forte influencia dos livros de J.R. Tolkien 


Maquiagens e figurinos melhores que em muito filme de hoje em dia. Além de um Tom Cruise, que dispensa apresentações, inspirado em início de carreira e Mia Sara, a eterna Sloane de Curtindo a Vida Adoidado (do ano seguinte, 1986).

O filme em si é uma ode ao folclore pagão europeu, ou seja, mais uma cria de Tolkien.

Então, vamos a ligação com o jogo. No filme temos uma princesa humana que interagem com os seres da floresta. Um deles é Jack, um menino elfo. Este se veste basicamente com um roupa de folhas, como Peter Pan. 


Aí já temos a base de Legend of Zelda. Fora o fato da Zelda não ser humana.

Obviamente ele tem que resgatar a princesa da mão do Senhor da Escuridão(Tim Curry), aqui um diabão bem loco, não o nosso amado vilão das costeletas, Ganondorf. 

Ele tem a ajuda de outros seres mágicos como um fauno, mas nada que me lembre o videogame. O que não ficou de fora é a cena do Link, digo, Jack sendo acordado pela Sininho, digo, pela fada Oona. Ou seria a Navi?


A semelhanças não passam muito disso. Até existe uma espada especial e uma armadura.
Mas a espada some em certo momento do filme. Literalmente some. Não é que alguém lança uma mágica ou algo do tipo, não. Ela simplesmente não é mais usada. 

Acho que a produção perdeu o prop, só pode. Pelo menos, deve ter inspirado um jovem Shigeru Miyamoto a criar a Master Sword.

NOTA: 8 ...apesar dos inúmeros problemas, ainda é um filme que marcou época e o estilo de fantasia sombria dos anos 80 e 90. 

Ainda deve aparecer mais filmes desse estilo por aqui. E claro, esses pequenos elementos serviram de referência na criação de uma das maiores e melhores séries de jogos de todos os tempos.

Legend, A Lenda, inspirou The Legend of Zelda, que por sua vez inspirou todo o resto.



0 comments: