sábado, 30 de abril de 2022

Seinfeld a série sobre" nada" que mudou tudo


Série, resenha, review, seinfeld, netflix, streaming, televisão, comedia, Kramer, oldie, nerd

Você que gosta tanto de séries  talvez não saiba, mas se hoje em dia as séries de televisão alcançaram o nível de qualidade e público que estão, saiba que tudo se deve a uma série do final dos anos 80 chamada Seinfeld.


Seinfeld, a série de comédia que mudou todas as outras


Saiba que séries como Friends, Two and Half-man,  Big Bang Theory  entre tantas outras talvez não existissem se não fosse Seinfeld.

A série estreou em 1988 no canal gringo NBC  e contou com 9 temporadas,  foi criada pela dupla Jerry Seinfeld e Larry David. Além de roteirizar os episódios Jerry  também estrelava a série interpretando  ele mesmo: um comediante stand-up, Julia Louis-Dreyfus como Elaine, amiga e ex-namorada de Seinfeld, Jason Alexander como George, o amigo de infância e  Michael Richards  como Kramer, o vizinho maluco.





A série teve um começo tímido nos níveis de audiência, sendo quase cancelada inúmeras vezes.

 Mas conforme as temporadas foram passando o público, ao que parece, começou a entender melhor o humor de Seinfeld (muito diferente do que se via naquela época na televisão) e então na quarta temporada, veio o grande estouro e Seinfeld se tornou a série queridinha da America. 

Seinfeld sucesso absoluto, tem até hoje audiência não  igualada


Para se ter uma ideia do sucesso alcançado pela série , na exibição de seu último episódio em 1998, a audiência chegou ao numero de 76 milhões de pessoas, número esse jamais alcançado por qualquer outra série novamente.


Os roteiros de Seinfeld giravam em torno de situações cotidianas (que muitos de nós já nos deparamos) e nossas atitudes (por vezes) pouco inteligentes para resolvê-las.

Era sobretudo um olhar cômico sobre nossas odisseias do dia-a-dia, como ficar em uma sala de espera do restaurante (que rendeu todo um episódio), não se encontrar com os amigos em tal lugar como foi combinado, e perder o carro no estacionamento do shopping (quem nunca).

Seinfeld representava ele mesmo, sempre com um olhar sarcástico e bem humorado para nossas manias e loucuras diárias.



Seinfeld no final dos anos 80 conseguiu uma certa notoriedade na televisão Americana em programas de entrevistas, o que levou a NBC a convidá-lo para fazer à série.

 Em torno dele giravam:


 George, o amigo neurótico e inescapavelmente azarado e por consequência mentiroso, com manias e jeitos de resolver as coisas das maneiras mais inesperadas, sempre inventando histórias para se salvar de algo (que inevitavelmente acabavam piorando ainda mais as coisas).

Personagem inspirado totalmente em Larry David, o co-criador da série que de fato é assim.


Larry David devido a problemas com a emissora, saiu na 7 temporada, e teve sua própria série na HBO, "Larry David Curb Your Enthusiasm" (hoje disponivel na HBO MAX) onde ele interpreta ele mesmo, essa série com certeza vale a pena ser vista.



Elaine que trabalha ao menos na maior parte da série como revisora de uma editora.

Sempre às voltas com problemas românticos, ela  chegou a desmanchar namoros por tudo que é tipo de besteira como: ao anotar um recado, o namorado, não usou um ponto de exclamação onde ela achava que deveria haver um.

Kramer o vizinho amalucado e com muitas ideias (pouco convencionais), Richads ficava a cargo da comédia física da série com suas impagáveis caretas e trejeitos corporais.
Esse personagem foi baseado no verdadeiro vizinho de Larry David.

Seinfeld depois de Seinfeld 


Após a série acabar todos atores, com excepção de Seinfeld, tiveram suas próprias séries: Jason Alexander com Bob Patterson,  Michael Richards com Michael Richards Show e Julia Louis Dreyfus com The New Adventurres of Old Cristinna e Veep.

De todas as tentativas, foi a garota da turma que se saiu melhor com New Adventures..., conseguindo algum sucesso (teve 5 temporadas) e Veep. Em ambas ela conseguiu ganhar o Emmy de melhor atriz em série de comédia (2006 e 2015).


.


Onde Seinfeld foi o divisor de águas para séries de TV ?


Pois foi com o sucesso de Seinfeld,  os produtores e big shots dos canais  se deram conta que poderiam oferecer para sua audiência roteiros e historias tão boas quanto o cinema, que não precisavam fazer algo mais simples ou com menos qualidade, pois temiam que algo com mais carga intelectual não fosse consumível para o público de televisão.


Foi exatamente onde ganhamos com Seinfeld: os roteiros se tornaram melhores e conseguiram sair daquilo que aqui no Brasil chamávamos de "enlatados americanos".

Seinfeld foi a primeira série onde os atores chegaram a ganhar 1 milhão de dólares  por episódio.



Isso também significa mais investimentos em produções de série, e assim ( graças a esse salto de qualidade) devido a Seinfeld é possivel ver coisas como Game of Thrones, com uma Produção gigantesca e cara,  que 20 anos atrás seria impensável para um show de TV.

Além de inúmeras indicações à prêmios Seinfeld ganhou: 3 Globos de Ouro, (série, atriz e ator de comedia), e 10 Emmys (série, atriz, ator coadjuvante, direção, roteiro, entre outros).

Lembrando que Seinfeld está disponível na Netflix.

PS: Seinfeld ainda por cima tem o melhor episódio de série de comédia de todos os tempos!!!(eleito pela TV guide) " the contest" da quarta temporada.




Um comentário:

  1. Quem não conhece um Kramer na vida, Nós temos o nosso.
    Ps: Um salve pro totonho.

    ResponderExcluir