sábado, 30 de abril de 2022

A Revolução dos Games - Mini Analise wasd

Filme, games, documentário, oldie, nerd, guerra,


Texto por André, de apelido Jesus, nick Etrigunn lá do Wasd Space 

A Revolução dos Games
Game Changers: Inside the Video Game Wars
2019
Daniel Junge
85 min

O primeiro documentário a entrar aqui nas mini análises do WASD não poderia ser melhor, A Revolução dos Games, é o melhor documentário sobre a história dos videogames e da console wars já feito. 
E eu posso provar.



Com depoimentos dos filhos de Ralph Baer, o pai do console caseiro. Com Nolan Bushnell, o co-criador da Atari, a mente criadora da indústria dos videogames. Também do modelo livre de trabalho. 

Como as empresas de tecnologia, com o Google de hoje em dia, vemos depoimentos
contando detalhes sórdidos do processo aberto por Ralph. Ele criou o Odissey, que era
basicamente, várias versões do Pong. 
Pong esse que foi o carro chefe no período de criação da Atari. Claro, na sua versão arcade. O que gerou o processo, foi a versão caseira.


Vemos também, a breve passagem de Steve Jobs e Steve Wozniak, Criando o Breakout, o que se popularizou como Arkanoid, as festas que rolavam dentro das hidromassagens da Atari. 

A arrogância dos executivos da Warner, os renegados da Activision. A queda da industria como um todo. O ataque japonês. E por fim, a guerra entre Nintendo e Sega no mercado americano.



Aparece um pouco da entrada da Sony no mercado dos consoles. Afinal, eles tinham que contar a traição da Nintendo que originou, por pura vingança, a criação do Playstation. 



Mas no final, fechamos a história nos 16 bits mesmo. Pincelando a triste saída da Sega, do mercado deconsoles, no início dos anos 2000.

Eu sempre vi bastante documentários sobre a história dos videogames, mas os detalhes, não tem preço. 


Documentos como o livro de visitas de uma mostra do Odyssey, onde o Nolan Bushnell assinou sua visita, onde ele roubou as ideias. Isso, você só vai ver com essa dinâmica nesse filme.
Afinal, Daniel Junge, o diretor, já tem o respaldo do Oscar, Ganhou por "Saving Face" documentário em curta metragem em 2012.


NOTA: 10… pela cena dos funcionários jogando um arcade na marquise do prédio da Atari.


 

0 comments: