segunda-feira, 28 de março de 2022

Review do disco da Nação Zumbi, Radiola NZ, Vol. 1

 

Música, nação, zumbi, Review, resenha, radiola, oldie, nerd, volume, disco,

No disco Radiola NZ, Vol. 1, a banda de recife faz releituras de clássicos  nacionais e Internacionais, colocando toda musicalidade única da banda em um repertório escolhido das próprias coleções de discos dos integrantes.

Radiola NZ Vol.1: Um projeto antigo da Nação Zumbi 

Quem é fã da Nação Zumbi já está acustumado a ver e ouvir covers inspirados (e muitas vezes inesperados) nos seus shows e discos. 

Desde Afrociberdelia (1996) com o Maracatu Atômico, música de Jorge Mautner, os caranguejos de Recife abraçaram cada vez mais versões covers em seu repertório.

Sempre inovando e dando o toque especial da banda claro, se você escuta um cover e pensa "tá igual ao original" com certeza esse cover não é da Nação Zumbi.

A vontade de gravar um disco todo com covers já era antigo e em 2017 a banda finalmente retirou o projeto da gaveta e gravou sua "Mix tape" de releituras dos seus ídolos. 

Radiola Vol. 1  vai de Beatles a Gilberto Gil


Com clássicos de Gilberto Gil, Tim Maia, Secos & Molhados, Roberto Carlos e Erasmo do "lado do disco" nacional. Em Refazenda a banda prova mais uma vez porque se tornou uma das melhores bandas da história da música brasileira.  Em "Amor" do Secos e Molhados, a banda reeditou a parceria com Ney Matogrosso que já tinha acontecido no Rock'in Rio.


Nas releituras internacionais  uma versão surpreendente de Sexual Healing (Marvin Gaye), numa levada swingada de guitarras e violas e sem a presença da bateria de Pupillo.

Na psicodélica Tomorrow Never Knows dos Beatles, os caras de Liverpool são homenageados em alto nível pela banda pernambucana, que fizeram uma psicodélia bem abrasileirada, já característica da banda.


Fechando o álbum Radiola, o grupo escolheu “Ashes to Ashes”de David Bowie. Em entrevista para o blog o povo, o Guitarrista Lúcio Maia falou: "A gente já tinha feito o cover, no passado, de China Girl. Só que a gente decidiu regravar Ashes to Ashes porque Jorge tinha uma identificação muito forte com essa letra. Pra gente valeu muito mais a pena ter investido em uma música em que Jorge tava super à vontade pra cantar, sabe? Ele tá muito bem nessa música, exatamente por isso. Talvez melhor que todas as outras porque houve uma identificação muito forte." 

Curiosidades sobre Radiola Nação Zumbi Vol. 1


Como sempre a arte gráfica dos álbuns da banda é uma coisa a parte, a capa desta vez expõe uma bela arte criada pelo ilustrador paraibano Shiko, que ano passado assinou a arte de capa inédita da nova coleção de histórias em quadrinhos de Neil Gaiman, o autor britânico chamou o artista de genial em sua rede social.


Durante os shows mais uma música entrou no repertório de Radiola NZ, "Conserve seu medo" de Raul Seixas, que a banda já tinha tocado em show tributo ao roqueiro baiano, mas que infelizmente  não figura entre as nove faixas do disco. 
O acréscimo da música foi a resposta natural ao grito sempre presente "toca Raul".

Mandem Recado para Ed Motta: "Ed, vai chorar na cama que é mais quentinho".




A Formação da banda neste disco ficou assim: Lucio Maia (guitarra), Jorge Du Peixe (voz), Dengue (baixo), Pupillo (bateria), Toca Ogan (percussão) e Da Lua e Tom Rocha (afaias).

Participações especiais: Ney Matogrosso, vocal em "Amor"; Maurício Fleury, teclado, em quase todas; Carlos Trilha, instrumentista e produtor. Maestro Lettieres Leite e sua Orquestra Rumpilezz em "Refazenda".  

Músicas do Álbum 

1-Refazenda (Gilberto Gil)
2-Balanço (Tim Maia)
3-Amor (Secos e Molhados)
4-Não Há Dinheiro Que Pague (Roberto Carlos) 
5-Do Nothing (Specials)
6-Dois Animais Na Selva Suja da Rua (Erasmo Carlos)
7-Tomorrow Never Knows (Beatles)
8-Sexual Healing (Marvin Gaye)
9-Ashes to Ashes (David Bowie)

Álbum Radiola NZ Vol. 1 está disponível em todas as plataformas digitais e foi lançado pelo selo Babel Sunset.

Data de Lançamento: 24 de novembro de 2017



0 comments: