quarta-feira, 25 de outubro de 2017

6 MAIORES DESENHISTAS DAS HQs

Muitas vezes são eles os verdadeiros responsáveis por impor o ritmo e fazer aquele roteiro ficar ainda mais emocionante e cativante, os desenhistas. Em meio a tantos gênios, ficamos com a nossa lista de 6 favoritos (os meus, nada de mimimi, coloquem os seus nos comentários :-p). 
Ps: Jack Kirby não entrou na lista, porque ele é o King, ele é hors concours.


Alex Ross

Quando olhei na banca pela primeira vez a capa da primeira edição da mini-série Marvels, não tive outra reação a não ser que meu queixo bateu no chão. 
Não eram desenhos ali, eram verdadeiras obras de arte, cada pagina, cada quadro. 
Ross seguiu com várias outras Graphics Novels, sempre demonstrando esse talento inigualável de tornar os nossos heróis bidimensionais em seres quase palpáveis.






John Romita 
Se notabilizou por ser um dos responsáveis por tornar o demolidor popular, tirando o herói do segundo time da Marvel. 
À pedido de Stan Lee assumiu o Homen-Aranha, levando, junto com Roy Thomas e    Gerry Conaway a popularidade do aracnídeo as alturas com nunca antes visto, foi nessa fase em que Gwen Stacy morreu nas mãos do Duende Verde. Delineou também personagens icônicos como o Rei do crime, e seus desenhos clássicos são até hoje referência do Homen- Aranha na cabeça  de todos os fãs.



John Buscema

Buscema, formado em arte ainda muito jovem, aos 17 anos, notabilizou-se pela extrema precisão anatômica em que empunha em seus desenhos, experiência adquirida após anos de estudos com modelos vivos, desenhou inúmeros títulos pela Marvel. Na década de 60 era o desenhista em qual Stan Lee mais confiava, depois claro, de Jack "king" Kirby. foi ele que ficou a cargo da arte da série do Surfista Prateado de Lee, mas ficou mais referenciado pelo seu trabalho em Conan, personagem em qual permaneceu 17 anos ininterrupto. Com seu estilo inigualável deu vida ao estranho mundo do bárbaro com sua arquitetura e monstros próprios. Participou também da concepção artística dos dois filmes do cimério. Pela DC, já nos anos 2000, desenhou a minissérie em preto e branco, Batman, Knights of Ghotham, demonstrando o seu já conhecido traço de forma brilhante.


Todd McFarlane
Muitos não gostam de McFarlane, muitos dizem que ele é  um imitador (vide Spawn uma mistura de tudo um pouco) muitos não gostam pelas suas "picaretices" com Neil Gaiman, o  pagamento por ter criado personagens usados por McFarlane, muitos não gostam do jeito que escreve roteiros, mas o que não podemos deixar de tirar o chapéu, é para a arte dele, essa sim trouxe verdadeiras contribuições para as HQs e influenciou de maneira marcante a arte dela na década de 90.




Neal Adams

Grande Neal Adams, passou da tirinhas para ser um dos mais renomados capistas da DC, seu estilo naturalista chamou a atenção da Marvel que acabou por puxar o artista para seu time, lá colaborou com Cris Claremont nos X-Men, voltando para a DC na década de 70 acabou por desenhar a conhecida fase das aventuras do Lanterna Verde e Arqueiro Verde, e em seguida ajudou a remoldar o Batman e torna-lo novamente mais sombrio juntamente com Dennis O'Neil.




George Pérez
Se você quer alguma "splash page" com um milhão de personagens super detalhados, quem chama? Sim, certamente, George Pérez. Com sua arte e estilo único, tornam ele igualmente único. Na Marvel destacou-se nos Vingadores, depois já na DC, junto com Tom Wolf-  Marv Wolfman, tornou os Novos titãs em uma febre. Mas sua maior missão e realização com certeza foi desenhar a mega saga que redefiniu todo universo DC, Crise nas Infinitas Terras. Também foi incumbido de remodelar e redefinir uma das pedras fundamentais da editora, a  Mulher-Maravilha.

7 comentários:

  1. Os meus preferidos são:
    George Perez, que junto com Marv Wolfman (não Tom Wolf) Colocou os Titãs no estelato;
    José Luis García-López;
    John Romita;
    John Byrne;
    Neal Adams e
    Jim Aparo (só não gosto do Coringa dele).
    O Alex Ross é um artista excepcional, mas não acho que funcione com super-heróis. Ficam parecendo velhas gordas usando colant (sem querer ofender, é só minha opinião).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ivan, sim tua lista tbm esta fantástica, acho que essa matéria vai ter que ter uma parte 2 mesmo. Concordo com vc em algum aspecto com Alex Ross, mas o impressionante da sua arte me marcou de tal forma que pra mim era impossível não colocar ele aqui. E valeu mesmo pela correção(corrigindo agora), sim wolfman e não Wolf, mas no final são tudo lobo mesmo hhhhh. Abraço.

      Excluir
  2. Essa estória em que a Gwen morre, por acaso não foi desenhada pelo Gil Kane?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih Calvin, vacilo meu, verdade a morte da Gwen foi mesmo no hiato em que Romitão estava fazendo a arte final da revista. Valeu pela correção. Abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Essa matéria tá merecendo uma parte 2 né Leo? Ficou muita gente boa de fora.

      Excluir