sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ARQUIVOS SECRETOS: WOLVERINE



wolverine, logan, marvel, mutante, mcu,


Com certeza o mais famoso e amado mutante dos quadrinhos, sem dúvida alguma, é aquele baixinho irritado e com garras inquebráveis  chamado Wolverine. 

Embora tenha alcançado um número muito grande de fãs, mesmo fora  do pessoal que curte Hqs, devido aos filmes dos X-men e Wolverine,  produzidos pela FOX e estrelados pelo ator australiano Hugh Jackman, esse personagem tem (ou por muito tempo, teve) um passado nebuloso e confuso mesmo para aqueles acostumados a acompanhar suas aventuras nos quadrinhos.


Por meio deste Post, vamos investigar um pouco mais a fundo esse ícone da Marvel e colocar um pouco de ordem no universo secreto de Wolverine (ou não).

Criação de Wolverine

Criado por  Len Wein e  John Romita   em 1974 sua primeira aparição  foi em   Incredible Hulk  #180, onde o gigante esmeralda está enfrentando o monstro lendário das florestas americanas e canadenses chamado Wendigo (um tipo de pé grande).


Na história Logan nome real de Wolverine,  é  destacado pelo governo canadense para observar e se necessário controlar a situação  do embate entre os gigantes, no fim das contas o baixinho mata Wendigo com suas garras indestrutíveis.

Nessa primeira história quase nada no mutante era muito certo (nem mesmo que era mutante), somente após com John Romita desenvolvendo o personagem  é  que ficou definido coisas como: fator de cura,  sentidos aguçados e que as garras de metal seriam parte do próprio corpo do herói e não parte da luva como originalmente tinham idealizado.

Wolverine fez parte da segunda formação  dos X-men, além dele, Colossus, Noturno e Tempestade foram chamados a fazer parte de uma equipe dos X-men de emergência,  para resgatar os originais que a haviam sido capturados pela ilha viva Krakoa (????).

Nessa face em que Wolverine é  incorporado de forma definitiva no universo mutante da Marvel,  e aqui começa a se formar o grande mistério sobre o passado do herói , que se formou deliberada e naturalmente, já que os criadores não tinham pensando em uma origem de um herói que teoricamente não duraria mais do que algumas participações nas histórias do Hulk.

A partir daí criou-se mitos sobre o que teria ocorrido  e porque ele não lembrava do passado?
Em muitas histórias começou  a imaginar-se que ele poderia ser imortal já  que o poder mutante de cura poderia agir de modo que retarda-se o envelhecimento, levando-o a viver por tempo indeterminado: essas teorias se reforçaram com histórias em que  aparecia lutando na segunda guerra mundial.

Eis que então em 1991 uma grande mini-série de autoria de Barry Windsor-Smith, explicaria a origem de Wolverine. A mini-série intitulada Arma-X , mostrava  como Logan ganhou seu esqueleto e garras de Adamantium, o metal indestrutível que reveste todos ossos do herói e implantes de memória.


Quem  ficou com a honra de elucidar um dos maiores e mais duradouros mistérios do universo da Marvel, mostrando finalmente uma origem mais completa do herói,  foi de Paul Jenkins e Andy Kubert  em Origem na mini-série de 2001.   
A história  conta sua infância conturbada  que remonta ao século XIX  até  a morte do seu primeiro amor,  por culpa  de seu maior inimigo Dentes-de-Sabre, nessa história também é  revelada a relação entre Logan e Creed, que durante muitos anos se especulava-se,  eram pai e filho (ou vice-versa) descobre-se nessa  história que ele são meio-irmãos.
Devido a traumas decorrentes desta época  houve um bloqueio de memória imposto pelo seu próprio  fator de cura mutante, daí todo o dilema, agravado com os implantes  de memória do projeto Arma-X.

Alguns momentos marcantes:


 Na X-men:Gigante #2: o vilão Magneto retira o Adamantium dos ossos do mutante de uma maneira nada agradável.


Depois que o adamantium é retirado de Wolverine  ele passa por uma fase sem poderes, em que tem que se virar, pois uma enxurrada dos vilões  mais mortíferos resolvem cruzar o caminho do herói.

Em uma fase posterior, o mutante tem uma "involução" virando praticamente uma besta irracional(muito ruim essa fase).

Na máxi-série Era do Apocalipse Wolverine perde a mão em um embate mortífero contra Ciclope no qual esse também perde um olho.nessa fase aqui Wolverine é casado com sua paixonite, Jean Grey.


Nos cinemas 

Em 2000 quando o filme dos X-men foi lançado,  Wolverine já era há muito tempo o X-men favorito do público,  centrou  a história em Hugh Jackman,  depois vieram o filmes solos do mutante, que de fato nunca chegaram a ser realmente bons, a Fox  ainda planeja fazer pelo menos 2 filmes com o mutante:  X-men: Apocalipse e mais um filme solo do herói , esperamos que desta vez eles acertem e façam  algo realmente memorável  do mutante mais popular dos quadrinhos.



PS: O Wolvie quebra a cara do Lobo a qualquer hora.


0 comments: