domingo, 7 de maio de 2023

HQ de super-herói brasileiro LGBTQIA+ traz representatividade

 


A obra está em financiamento coletivo pela plataforma Catarse e é realizada 100% por profissionais da comunidade LGBTQIA+

Christian Gozatti, doutor em comunicação e fundador do Diversidade Nerd, criou a HQ “Boy Magya Contra o Monstro do Armário" em parceria com Guilherme Smee, publicitário e roteirista de quadrinhos, e Danverdura, ilustrador. A HQ, que faz uma crítica a governos autoritários e leva representatividade para o meio nerd, está em projeto de financiamento coletivo pela plataforma Catarse e conta com diversas recompensas para os apoiadores, que vão de pôsteres e edições digitais e físicas do quadrinho até outros livros escritos e ilustrados pelos autores. A campanha começou em abril e busca alcançar trinta mil reais para viabilizar a publicação do projeto que acontecerá em junho deste ano.


“A HQ é um projeto que visa divertir, ser representativa e, ao mesmo tempo, servir como reflexão sobre a política e a diversidade no contexto brasileiro. É um projeto idealizado por pessoas LGBTQIA+ e 100% desenvolvido por profissionais LGBTQIA+”, conta Chris. A obra traz também várias referências à cultura pop e críticas ao ex-presidente do país. 


O pesquisador e influencer lançou em 2022 o livro “Pode Um LGBTQIA+ ser super-herói no brasil?” que já trabalha a temática da representatividade nos quadrinhos e a censura da comunidade no meio. A nova HQ é uma forma de dar continuidade a essa pauta defendida em suas redes sociais, e mudar o cenário brasileiro. “O apoio e interesse por um super-herói brasileiro é muito importante para mostrarmos a força criativa e talentosa que há no nosso país”, completa Chris.


O projeto, considerado destaque na plataforma do catarse, deve ser lançado em junho deste ano. Os interessados podem apoiar a HQ “Boy Magya Contra o Monstro do Armário" pela página oficial do financiamento do catarse.


Censura no Instagram


Após publicar sobre a HQ “Boy Magya Contra o Monstro do Armário" na página do Instagram do Diversidade Nerd a plataforma censurou a postagem e não deu maiores esclarecimentos sobre o ocorrido. Entenda o caso aqui.


 Sinopse de “Boy Magya Contra o Monstro do Armário":


Boy Magya é o nome do alterego (essa coisa de ter um nome pra combater o crime na noite é tão drag) do jovem Mario, um doutorando em arqueologia na UFPE que ganhou superpoderes ao encontrar o cristal mágico da Deusa Íris.

Os poderes do cristal são ativados quando Mario tá de bem com a vida, soltando a franga e se sentindo muito feliz. Ele pode, então, materializar qualquer coisa que imaginar. Como uma criança viada que cresceu nos anos 1990 e anos 2000, ele utiliza várias referências de desenhos, animes e séries que marcaram o coração de gerações pra enfrentar o seu pior inimigo: o fascismo materializado nos movimentos políticos de apoio ao ex-presidente, General Ostra.

Embora Mario tenha ajudado a atual presidenta, Erika, eleita democraticamente a vencer a tentativa de golpe de Ostra, o militar político recorreu ao último monstro do seu armário das trevas para tentar voltar ao poder, Gatilho. Dessa vez, Boy Magya se vê diante de uma ameaça aterrorizante que vai mudar a sua vida para sempre.

Ficha Técnica:

Formato 14,8 x 21 cm

Capa cartão com orelhas de 8 cm

64 páginas (48 de quadrinhos + Extras)

Papel offset 90 g/cm³

Lombada Quadrada

Sobre os autores

Chris Gonzatti

Mestre e Doutor em Comunicação. Pesquisa gênero, sexualidade e cultura pop, é professor e criador do Diversidade Nerd, que conta com mais de 350 mil seguidores no TikTok, o espaço é considerado pelo pesquisador uma das grandes fontes de inspiração. Buscando caminhos desviados, resolveu escrever algo que não fosse um artigo científico, mas uma história de super-heróis. Pra essa tarefa, convidou o seu amigo do Vale dos Homossexuais, Guilherme Smee, para roteirizar com ele a história do Boy Magya e para ajudar a formar uma superequipe colorida que pudesse dar vida à trajetória de um super-herói LGBTQIA+ no Brasil.

 Guilherme Smee

Tem mais de 20 títulos de quadrinhos publicados desde 2013. Também se dedica a outros tipos de criação de conteúdo, à curadoria, à docência e atividades relacionadas com os quadrinhos e a leitura. É publicitário, Mestre em Memórias e Bens Culturais, Especialista em Histórias em Quadrinhos e Doutorando em Comunicação.

ILUSTRAÇÃO

Danverdura

Ilustrador e, desde 2011, trabalha com concept art. Apaixonado por animação 2D, absorve referências da natureza e ficção científica para criar mundos carismáticos e envolventes, com detalhismo e delicadeza em suas composições.


Mais informações:

Instagram do Diversidade Nerd

TikTok do Diversidade Nerd

Projeto no Catarse

0 comments: