segunda-feira, 9 de maio de 2022

Guia: Produção de Podcast, parte 5 - Programas para a Conexão

 

som,podcast,podosfera,café com gibi,Coletive Som,arte,produção, tutorial, como, fazer,

Agora precisamos falar de conexão, afinal de contas nem todos os podcasts serão feitos presencialmente, na verdade, pouquíssimos são feitos assim.

Vamos lembrar que a maioria dos programas são feitos por participante e convidados espalhados pelo Brasil e pelo mundo, e pra isso vamos precisar entrar em contato com as pessoas (lembrando o variaçõescasting, o Café com Gibi e o Coletive Som).


Programa úteis para gravar seu podcast

Hoje, a uma vastidão de aplicativos e programas que vazem essa conexão e nos aproximam dos nossos amigos.

E é justamente desses programas que vamos falar.

Vamos passar por alguns muito simples e conhecidos do grande público, outros mais conhecidos na podosfera.

Pra começar vamos trazer um programa que por muito tempo foi a melhor escolha dos podcasters, mesmo com uma gama de problemas, ainda era o programa que resolvia o nosso problema.

O Skype, é uma ferramenta que muitos criadores de conteúdo já usaram, ela foi lançada em 2003, passou para as mãos do eBay em 2005 e desde de 2011 está com a Microsoft.



Apesar de alguns problemas que o programa apresentou, como não permitir que outros programas de gravação funcionassem como deveria, essa ferramenta foi e ainda é útil, ainda mais agora que solucionaram a dificuldade de gravação, agora ele adicionara um botão de gravação direto, que salva na nuvem, ele salva um formato em vídeo, mas isso não é um problema.

Também funciona direto no navegador, além do programa e do aplicativo.

Outra ferramenta muito boa de se usar, porém, ela precisa que o participante tenha uma conta é o Discord.

Essa ferramenta é muito usado pelo pessoal gamer, pois além de poder conversar com uma pessoa, podemos fazer um grupo fechado que depende de convite e aceitação,  e também grupos abertos.


Em qualquer uma das opções, ele fornece uma boa qualidade de conexão, podendo usar também o aplicativo com internet móvel, que ainda assim teremos relativamente uma boa qualidade.

E tem disponibilidade para todos os sistemas operacionais e funciona direto no navegador.
Mais um detalhe sobre o discord, é que ele fornece alguns bots, que no caso são com usuários virtuais que a gente pode adicionar ao grupo e cada um com uma função especifica, por exemplo, o craig, que é um bot que gravava toda a conversa a partir de um comando de texto e salva na nuvem, sendo uma ferramenta muito importante para o podcast.

Hoje temos uma solução muito boa para todos, que com certeza seria muito útil em outros temos quando a podosfera era tudo mato, eu tô falando o Google Meet.

Essa plataforma que une os usuários de android e aqueles com contas no google, é uma opção para se conectar e começar aquela conversa com os amigos.

Podendo usar o Aplicativo para o seu celular ou a própria pagina do seu navegador para entrar em uma sala, que permite o uso da câmera e tem um layout bem simples e intuitivo.



Lembrando que o Google ainda nos permite usar a plataforma hangouts quase como o Meet, porém com uma pequena diferença.

Enquanto no meet temos apenas o inicio de uma chamada podendo criar uma reunião, no hangouts temos a opção de chat, onde se concentra toda uma lista de contatos que pode ser acessadas a qualquer hora, tal como o skype.

Outra forma de nos reunir é através do Zoom Video Communications, muito usado para estudos e reuniões profissionais, mas também serve para o podcast.



A única ressalva é que essa plataforma na versão gratuita não tem muitos recursos, inclusive o tempo de duração de uma reunião fica em torno de 40 minutos, que  dependendo do formato do projeto, não é uma solução agradável.

Temos também o podfx, uma plataforma feita para podcast,  que teve alguns problemas nas suas funcionalidades, mas no dia de hoje, está em pleno funcionamento.

Essa ferramenta nos proporciona um detalhe que é no meu caso e acredito que também é o problema de muitos colegas podcasters, que é a gravação, pois nem sempre temos como fazer com que o convidado ou participante grave o seu próprio áudio, nos dando a opção assim como no discord, de gravar em nuvem e em canais separados mas com apenas um clique.

Vou deixar apenas um indicação de que existe o zencastr.com que é uma plataforma ao mesmo estilo do podfx mas não tem uma versão gratuita apenas uma versão teste.

Esse são apenas algumas ferramentas e com uma busca é fácil de encontrar outras maneiras de nos conectar e começar a gravar.

E depois de mostrar um pouco dessas plataformas e essas ferramentas a próxima aula e justamente sobre gravação.



0 comments: