sábado, 7 de maio de 2022

Guia: Produção de Podcast, Parte 4 - Os equipametos

,café com gibi,Coletive Som,arte,produção, tutorial, como, fazer,

Continuamos hoje a nossa série de textos sobre produção de podcasts. Agora o assunto são  os equipamentos que vamos usar para gravação.

Um dos detalhes de um bom podcast é também o equipamento a ser usado, mas não estou falando de microfones caros e sim, pequenas ideias que vão ajudar na hora da gravação, mas sim, microfones de boa qualidade nunca são demais.

Pra começar, vamos falar sobre o local a ser escolhido para a gravação.

O local da gravação do Podcast 



Tome esse cuidado, de se localizar em um lugar de pouco ou nenhum ruído, pode ser o seu quarto ou sua sala.
Outro cuidado que devemos tomar é em relação a reverberação do som, quando for gravar em um lugar amplo, o som se dispersa criando um eco, para resolver isso à uns detalhes que podemos usar e fazer:

Agora é o momento de se reinventar, de fazer aquela gambiarra.
Primeiro podemos colocar um tapete no chão, isso ajuda a absorver o som.
Isso também colocando cortinas nas janelas, ajudando a abafar o som da gravação e impedindo o ruído externo.

Mais uma coisa que ajuda, é colocar cadeias com algumas almofadas perto de você durante a gravação.


Uma outra ideia que podemos usar é fazer com pedaços grandes de papelão, uma espécie de escudo, sabe, ao estilo escudo para RPG, e colocar em sua frente durante a a gravação, isso ajuda a absorver o som, fazendo com que ele não reverbere de volta para o microfone. 

Para isso também pode ser usado uma espuma ou algo assim.
Essas são algumas maneiras de corrigir e melhorar o som durante as gravações.

Equipamentos para a gravação do Podcast 


E agora vamos falar sobre os equipamentos de gravação, passando por alguns bem baratos e outros nem tanto, tudo vai depender do valor que vocês estão dispostos a investir.

Podem acreditar, podcast pode ser bem em conta, mas também pode ser uma brincadeira bem cara.

Vamos começar assim, se vamos fazer um podcast presencial, onde só você está gravando em forma de monologo ou você e seus amigos se localizam em volta de uma mesa, podemos usar o celular, isso, o celular, hoje o smart fone nos proporciona diversas ferramentas, inclusive para gravação.

Aplicativos como o Handy Recorder, da Zoom Corp dona do Zoom h6, um dos mais badalados gravadores portáteis e adorado dos podcastrs, serve muito bem para executar as gravações.

Mas é claro, temos inúmeros aplicativos que irão nos ajudar muito durante a gravação.

Mas eu não aconselho a usar o celular pra isso, a qualidade não é tão boa quanto pode parecer, porem serve muito bem pra dar inicio a um projeto e tira-lo do papel.

E se a opção ainda for uma gravação presencial, podemos recorrer aos gravadores portáteis, como a série de gravadores da zoom corp, com finalidades variadas e preços também, alias,  tem um periférico da zoom chamado ZOOM AM7 para android, que se conecta ao celular e serve para gravação presencial, que se alguém tem um valor a investir, vale a dica.

Mas temos outros gravadores de outras marcas também, com preços muito mais acessíveis.
Mas eu aconselho a sempre usar um computador.

Pra isso, podemos estar usando alguns tipos de microfones.

Microfone e placas de áudio para o Podcast 


Começando pelo mais simples, que é o bom e velho fone e microfone de celular.
Claro que não é a melhor escolha, mas também é uma solução pra não gastar muito.

Uma dica que eu dou, caso vocês usem esse tipo de microfone, é, primeiro, não falar com o microfone na frente da boca e a outra dica é uma gambiarra simples, coloquem uma espuma, no microfone para que ele não provoque ruído quando bater na roupa e também não criar o efeito sopro.

Vamos a minha escolha que é o headset, pois com um valor baixo, as vezes mais barato que um fone de ouvido de celular, podemos ter um bom resultado, e é muito útil para quem se move durante a gravação, pois assim não há oscilação no  áudio. 

Eu ainda uso uma placa adaptadora de som usb, que primeiro sana um problema que eu tenho que é do meu headset  que é com 2 conectores p2, um para o fone outro pra o microfone, e meu notebook não tem 2 conexões. 

Outra coisa que melhora muito a sensibilidade do microfone.


Lembrando que é importante que o microfone tenha aquela espuma para não criar ruídos.
Outra escolha dos podcasters mais experientes é o microfone com condensador. 

Esse sem duvida é um investimento maior, pois esse tipo de equipamento é mais caro que os demais, e vocês irão precisar de mais alguns itens, como um Pedestal Articulado por exemplo, não que seja obrigatório, porem é o meio de fixar o microfone.

Um tampão de espuma, que vai ajudar muito na gravação.
E também um Pop filter ou anti puff, que vai servir para inibir o efeito sopro.

Esse equipamento também vai servir para aquela gravação solo.
Sem contar um fone de ouvido, sendo que vai precisar ouvir os outros participantes.

Todos esses equipamentos vão depender de um certo investimento, e pra isso, existem varias marcas, então tudo vai depender do valor que vocês querem investir e e da necessidade de cada um, por isso é bom dar uma boa pesquisada.


0 comments: