terça-feira, 26 de abril de 2022

A Casa - Mini Analise wasd

 

Filme, cinema, netflix, review, resenha, oldie, nerd,

Texto por André, de apelido Jesus, nick Etrigunn do Wasd Space 

A Casa
Hogar
2019
David Pastor e Àlex Pastor
103 min

Filme parecido com o sucesso "Parasita"


Esse filme se parece muito com o Parasita. O ultracitado filme koreano, ganhador de melhor filme do Oscar 2020. As semelhanças chegam a assustar, apesar da história em si ser completamente diferente. Dito isso, vamos lá.

A Casa também trata de uma visão pessimista da sociedade capitalista. Mostrando no início um quase famoso publicitário de meia idade a procura de emprego. Não explica a razão dele
estar nessa situação. 

Achei um bom ponto de partida para a clássica história do homem comum se corrompendo.

Sem ter mais o principal ativo fixo, Javier se vê agoniado com a venda do apartamento e do seu querido carro. Ele se muda com o filho e a esposa para um apartamento velho, sujo e apertado, como se tornou a vida de Javier ao seus próprios olhos.

Aqui devo ressaltar uma nuance muito pequena e importante, a goteira da pia. Lembrem dela.



A Casa se torna um comum  thriller moderno


A trama acelera de vez quando ele descobre que ainda tem as chaves de seu antigo
apartamento. Em um acesso de raiva por estar perdendo pouco a pouco o seu padrão de vida, ele estranhamente resolve visitar sua antiga moradia. Que mais estranhamente ainda, não teve sua fechadura trocada. Daí pra frente o filme se torna um clássico thriller moderno.

Com chantagens, intrigas criadas por celular, pressão psicológica, etc. Quanto as semelhanças com Parasita, devo citar pelo menos a infiltração social, a invasão secreta de aposentos alheios e ouso da alergia do outro como fraqueza.

É um prato cheio para os amantes de furos de roteiro plausíveis a fim de aumentar a
intensidade dramática das cenas. No mais, não passa de mais uma cria inspirada em David Fincher. O que é bom, mas não passa disso.

A Casa tem final corajoso



Quanto ao final, achei corajoso. Com a moral completamente subvertida. Não se vê isso muito hoje em dia. Na maioria dos casos há redenção ou justiça. Quanto a goteira, ela é o problema insistente de qualquer moradia, certo? Ou seja, toda moradia se corrói por dentro um dia. Não adianta tentar fugir. Tem que ir lá e arrumar.

NOTA: 8… achei muito bem filmado. Arte, desenho de luz, valor de produção. Mas não é nada que já não vimos.

0 comments: