domingo, 24 de abril de 2022

Review do filme 1917 - Mini Análise wasd

Filme, 1917, cinema, oscar, review, Oldie, nerd



Texto por André, de apelido Jesus, nick Etrigunn do Wasd Space 

1917
1917
2020
Sam Mendes
119 min

Quando ví um anúncio do 1917, que massa, um filme de primeira guerra do Sam Mendes.
Quando vi que era plano sequência, que droga. Obviamente não é plano sequência. É
montado, e dizem ser uma das melhores qualidades os cortes escondidos. Óbvio, com a quantidade de recursos digitais de hoje em dia. Mas mesmo assim, não pensaram em fazer um plano sequência real?



Existem vários exemplos na história do cinema. Inclusive, um rodado aqui na minha cidade, Porto Alegre. Se chama "Ainda Orangotangos" e tem inteiro no YouTube, confere lá. 
O Arca Russa mesmo, de 2002. De todo modo, fica o questionamento sobre o dinheiro gasto em um filme tão grandioso. Não vejo desculpas para não tentar um plano sequência real.



Filme 1917 é  uma correria muito bem feita


Dois soldados tentado avisar um batalhão que estes estão indo para uma emboscada. É mostrado na história que um desses mensageiros tem um irmão em tal batalhão. Fato que se prova exclusivo ao motivo da dramaticidade e que deixa de funcionar logo após a primeira cena do filme. E assim 1917 vai.

Tentando montar dramaticidade em cenas curtas dentro de uma sequência quase circense de cenas da guerra. É cena na trincheira, que liga com correria na terra de ninguém, que leva a cenas por tunéis e armadilhas, etc.

No meio disso, pequenas cenas de 2 minutos tentando aumentar a emoção das diferentes dores dos soldados.

Eu gosto muito desse filme, mas não passa de uma colagem de cenas seguras e diretas. Creio que um plano sequência dê muita possibilidade para se pensar o óbvio de forma diferente. 

Nos colocando no meio da ação, só que em poucos momentos nos sentimos assim.




Logo no único filme que teria dinheiro e competência para realizar esse feito incrível, esbarramos na enorme barreira hollywoodiana do “mas nós vamos perder dinheiro”. Digo esbarramos e nós, pois é o público que perde uma oportunidade incrível de ver o inacreditável.
Fica para a próxima.

NOTA: 7… por ser um filme de guerra ok, perto de bom.

0 comments: