quinta-feira, 29 de abril de 2021

Seriados Procedurais



Feito por Henrique Resende

Alguns dos segredos que explicam tanto sucesso das Séries Procedurais se encontram na comoção e empatia do público, que forma um verdadeiro laço com o show, estes, geralmente se desenvolvem no fortalecimento de seus personagens centrais, na criação da impressão de familiaridade e comunidade com os personagens secundários, nas histórias de amor que levam um tempo significante para realmente engrenar entre os protagonistas, mesmo que a química entre os personagens saia pelos poros, crimes e criminosos peculiares e interessantes, casos médicos antes impossíveis de serem curados, mas que naquele determinado hospital e/ou equipe são solucionados, casos jurídicos com dualidade ética, enfim, entre tantas outras fórmulas que seguem dando certo ao atrair, justamente por serem simples de digerir.


Neste sentido, o formato permite que um plot colocado em centralidade seja desenvolvido de forma lenta e gradual, arrastada, durante todo o ano da série, enquanto episódios com diferentes temas e resolutividades são lançados semanalmente, o que permite que a temporada de uma Série Procedural seja composta por mais de vinte episódios, com o tema central do seu ano sendo evocado e trabalhado somente na média de cinco episódios. O mesmo acontece com os seus personagens, que são trabalhados de modo gradual e com eventuais mudanças significativas, nem sempre radicais, mas com uma significância mais simbólica, que mantém o nível confortável da coisa toda, afinal, não se mexe em time que está ganhando, é claro que esta fórmula não é seguida em todas as séries procedurais, toda regra tem a sua exceção.

Vou falar de algumas séries que vi e gostei muito justamente por possuir o conceito de que tanto faz a ordem do episódio você gostará sempre e entenderá o conceito do episódio independentemente se está acompanhando regularmente a temporada em questão.

Bones é o um dos melhores exemplos de proceduralidade, nem sei se essa palavra existe mas há de se entender o que quis dizer aliás entender o que os personagens de Bones falam em alguns momento também causa muitas duvidas sobre os expectadores da trama, uma das melhores qualidades da série é que todo episódio tem um novo caso para a Drª Brennan e seus companheiros do Jeffersonian.


Claro que existem alguns episódios em que a trama é arrastada pelos problemas dos personagens porém não existe nenhum problema que afete diretamente os episódios e fica a dica que além de procedural Bones é uma ótima série que traz emoção e curiosidade por todos os episódios principalmente na temporada em que temos um assassino em série que afeta todos os personagens mas cada um da sua maneira particular.

Outra série que traz a proceduralidade como característica é House, a série médica que traz todos os problemas do Dr.House um calmo e feliz médico certo? Errado a maneira em que coloca o jeito em que o Doutor trata seus pacientes com total indiferença em seus problemas que o levaram até lá se limitando exclusivamente aos problemas médicos que afetam seus pacientes, e é exatamente neste quesito que podemos verificar a proceduralidade já que todo episódio temos pacientes novos com problemas novos.


Todo inicio de episódio vemos as realidades em que os pacientes estão até que algo muito peculiar acontece com eles desde um infarto em plena sala de aula como um desmaio em uma igreja, se você ver um episódio na primeira temporada e na ultima as únicas alterações que poderão acontecer são dentro da equipe médica que acompanha House dentro dos casos peculiares que assolam o hospital da série.

Falando uma ultima série que você pode acompanhar no horário de almoço com tranquilidade é Friends em que você vê que cada episódio tem um trama especifica de cada personagem e mesmo que você não saiba como estão os personagens nas suas vidas se estão solteiros ou não , empregados ou não, ou seja o timing da série se mantém durante todas as temporadas e seus episódios do inicio ao fim.


O fato de colocar Friends como procedural pode se ter a duvida, a série é procedrual ou não e justamente por acompanharmos vários episódios e para mim não faz tanta diferença assim você saber como estão os personagens mas sua essência continuará do inicio ao fim.

Mas e você? Concorda, neste ultimo caso? se está faltando algumas séries muito boas que podem ser consideradas procedurais aguarde pois teremos uma parte 2 deste tema.






0 comments: