sexta-feira, 11 de junho de 2021

Saga Jogos Vorazes


Escrito por Flávio Victor

Bom galera do Oldie Nerd, hoje irei descrever sobre a saga conhecida mundialmente desde 2012 contando com um total de 4 filmes, que são referencia aos 3 livros Jogos Vorazes, escrito por Suzanne Collins.

Os 4 filmes foram feitos por dois diretores, sendo o Gary Ross, diretor do primeiro filme e o diretor Francis Lawrence diretor dos outros 3.

Desde o lançamento do primeiro filme, a saga concorreu a diversos prêmios como, por exemplo, People´s Choice Awards ganhando como filme favorito, filme de ação favorito, franquia favorita, atriz de filme favorita (Jennifer Lawrence), cara do heroísmo e química favorita com os atores Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson, em jogos vorazes no ano de 2013.

A História por traz desse enorme sucesso é contada no primeiro filme dentro de um futuro bem distante onde a população da América do Norte foi divida em 12 distritos que são eles:
·         Distrito 1: Artigos de Luxo. Um dos distritos mais próximos da Capital, devido ao grande interesse pela sua produção.
·         Distrito 2: Alvenaria e Armamentos. É o centro de defesa da Capital, encarregado de treinar e abrigar Pacificadores.
·         Distrito 3: Tecnologia. Considerado um dos distritos mais rebeldes, atualmente fornece todo o material científico e tecnológico.
·         Distrito 4: Pesca. É próximo ao mar e considerado um distrito rico.
·         Distrito 5: Energia: Fornece diversas formas de energia para todo o Panem.
·         Distrito 6: Transporte. Compete ao mesmo a construção e operação de meios de transporte e logística.
·         Distrito 7: Madeira. Fica responsável por todas as tarefas ligadas à extração de madeira e produção de celulose.
·         Distrito 8: Indústria Têxtil. As fábricas têxteis estão todas nesse distrito predominantemente urbano.
·         Distrito 9: Distribuição Agrícola. É responsável pela distribuição agrícola e processamento de grãos.
·         Distrito 10: Pecuária. Toda a carne e gado passam pelo distrito 10, com muitas indústrias e campos.
·         Distrito 11: Agricultura. É responsável por toda a parte agrícola de Panem, tendo vastos campos e sendo um dos maiores distritos.
·         Distrito 12: Mineração. Repleto de minas de carvão.
·         Distrito 13: Energia Nuclear. Encarregado pelo desenvolvimento de armas nucleares e energia nuclear antes dos Dias Escuros, era o antigo centro de defesa da Capital.

Em todos os anos acontece jogos, onde cada distrito deve mandar dois jovens tanto uma menina quanto um menino para competir numa luta mortal podendo sobreviver apenas um, fazendo assim os Jogos Vorazes.

Dentro dos distritos você vai conhecendo cada um dos personagens e entendo como cada um deles é escolhido, onde você conhece a Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) uma jovem que se oferece no local de sua irmã Primrose Everdeen (Willow Shields) para entrar dentro desse jogo mortal dentro do distrito 12, onde também é escolhido Peeta Mellark (Josh Hutcherson).

Com a aceitação do Presidente Snow (Donald Sutherland) todos os distritos estão prontos para que apenas um saia vivo.
Com muitas cenas de ação o filme traz para você que esta assistindo aquele frio na barriga para saber como vai ser o final dessa história, com diversos momentos de tensão dentro dos jogos os dois escolhidos do distrito 12 vão se saindo muito bem, e faz com que o Presidente Snow altere as regras dos jogos, informando que caso o distrito vencedor tivesse os dois companheiros vivos, os mesmos seriam considerados vencedores. 
Porém como ambos estavam desafiando a capital mostrando que eles não iriam parar até que os jogos acabassem, é efetuada uma nova alteração nas regras fazendo com que os dois teriam de qualquer jeito se matar, porém ambos conversando mostram para todos que estão assistindo que isso era errado e comem amoras envenenadas fazendo com que a população pressione a capital para aceitarem ambos vencedores ou nenhum, e esse plano dá certo fazendo com que tanto Katniss, quanto Peeta fossem os campeões desses jogos, mas tendo a certeza de que ambos seriam alvos políticos por desafiarem a capital.

Dentro do segundo filme da saga, devido à vitória do distrito 12, a cidade de Panem entra totalmente no caos, pois dentro de todos os 74 jogos nunca havia acontecido tal comoção da população com a vitória de Peeta e Katniss, porém, dentro da cidade a cada 25 anos acontece o Massacre Quaternário que traz uma emoção, devido ser um novo jogo de vida ou morte onde os últimos 24 vitoriosos dos jogos entraram na arena novamente com os vencedores da 74º edição, tudo isso sendo um plano do Presidente Snow para tentar destruir a reputação criada por Katniss dentro dos 13 distritos.

No momento em que todos os participantes vão dar uma entrevista para se mostrar para a capital Katniss que havia recebido um vestido branco do Presidente Snow começa a queimar o vestido e aparece a imagem do Tordo onde todos conhecem como símbolo da revolução.

Quando esses jogos começam Katniss tenta sobreviver o máximo possível e acaba fazendo aliança com outros vencedores de outros distritos para que no final ela pudesse sair vitoriosa, e no momento em que ela descobre que eles estão dentro de uma capsula de vidro a mesma tem a ideia de jogar uma flecha para que assim esses jogos acabassem.

No momento em que tudo esta explodindo Katniss é levada para um helicóptero onde descobre que esse jogo foi inventado para destruir os demais distritos e levar apenas os vencedores para o 13º que ainda existia.

Chegando aos dois últimos filmes de Jogos Vorazes a história por traz do final da saga conta como Katniss que destruir a capital e reconstruir cada distrito, porém como ela é vista como uma rebelde todos da capital querem a morte dela para que assim a “paz” volte e os jogos possam continuar como uma tradição, e nisso o filme é completamente focado na briga dos rebeldes contra o Presidente Snow em busca da verdadeira liberdade.

Enquanto isso Katniss descobre que Peeta esta em um hospital psiquiátrico não lembrando o que havia acontecido durante todo esse tempo.

Com um final muito bem feito os rebeldes conseguem acabar com essa guerra contra o Presidente Snow e conseguem recuperar o controle de toda a capital dando um fim nos jogos vorazes e tendo Peeta de volta recuperando sua memória ajudando a reerguer os distritos para que finalmente todas as mortes durante os 75º jogos fossem honradas dignamente.

Sinceramente em minha opinião os filmes foram muito bem feitos e tendo visto todos no cinema você consegue sentir a emoção nos olhos dos rebeldes durante as guerras, os filhos dos moradores mortos em batalha e você sentado em sua cadeira gostaria de ir ajudar nessa batalha.

Quem assistiu o primeiro sente vontade de assistir o segundo e ir até o final para saber como esse desfecho será feito, então recomendo sim para todos que gostam de um bom filme de ação envolvendo armas brancas como arco e flecha.
 
Não perca tempo assista a saga e venha aqui comentar o que você achou, se algo precisaria ser feito diferente, se os filmes tivessem sido feitos de outra forma, nos deem a sua opinião já que temos Variações de um mesmo assunto.




0 comments: