quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Filmes que explicam o perigo do fascismo

Filmes perigo Fascismo Oldie nerd é contra

Em meio a esse conturbado momento político no nosso país, muito se falou em corrupção, comunismo e fascismo (conceitos que são confundidos ou mal compreendidos) e a importância da democracia.
Essa importância por vezes foi esquecida, a importância da liberdade individual e coletiva que em alguns momentos nesses últimos meses sentimos ameaçada.


Nesse post iremos apresentar 3 filmes que falam sobre Fascismo e seus horrores.Sistema político que tomou formato na Itália de Mussolini e teve desdobramentos diversos, o mais cruel deles representado pela Alemanha nazista de Hitler.

Esses filmes podem ajudar a compreensão de porque o Fascismo nunca deveria  ser cogitado ou tolerado em uma sociedade.



A Onda

A Onda filme

Em uma escola de ensino médio da Alemanha, os alunos se questionam como Hitler conseguiu fazer um pais inteiro virar (ou apoiar) a causa Nazista e como as pessoas permitiram, aprovaram e o seguiram como cegos? O professor então proponhe uma experiência sobre totalitarismo e Fascismo e como ele se instaura em uma sociedade de pessoas teoricamente esclarecidas e bem intencionadas.
Os alunos acabam se envolvendo de uma maneira completa na experiência  e os resultados são perturbadores.
Veja o trailer aqui


Pra frente Brasil

Pra Frente Basil Filme

Filme Brasileiro do 1982 estrelado por Reginaldo Farias e dirigido por seu irmão Roberto Farias.
O filme se passa durante a Copa do Mundo de 70 ( por isso o nome do filme, dããã) conta a história de um trabalhador comum que estava na hora errada e no lugar errado e suas consequência em um regime totalitário em que direitos individuais e coletivos são suprimidos.
Indicado para pessoas que acham que tortura e prisões arbitrárias seriam justificáveis de alguma forma.
Trecho do filme aqui


A vida é Bela

A Vida é Bela

O ator, diretor e roteirista italiano Roberto Benigni se consagrou com este filme espetacular, tocando em um dos períodos mais negros de seu próprio país, o Nazi-fascismo.
Em uma história se amor que percorre anos, mostra todo esforço do protagonista para manter a inocência de seu filho mesmo estando em um campo de concentração. Levou Oscar de ator para Roberto Benigni, Oscar de melhor roteiro e de melhor filme estrangeiro.
Veja o trailer

Esperamos que esses filmes ajudem  nossos leitores, conhecer, pensar e refletir sobre o fascismo e seus discursos ideológicos fizeram e ainda fazem em todas as partes do mundo. Como é fácil a humanidade e  um grupo ou mesmo um pais inteiro, em busca de algo bom  ficam completamente cegos e cometem as maiores atrocidades.


Gostou? Tem algum filme que gostaria de indicar? Deixe as sugestões, críticas e perguntas nos comentários :-)



0 comments: