terça-feira, 9 de outubro de 2018

Chapolin Colorado, o Herói da América Latina

Chapolin Colorado e Roberto Bolaños super-herói latino SBT

Chapolin, mesmo  meio século após  sua criação continua arrebanhando admiradores de todas as idades.


Em meio a tantas outras criações de Roberto Bolaños,  foi com o super herói (que é mais corajoso que um rato, mais rápido que uma tartaruga e mais inteligente que um asno) que ele pôde mostrar toda sua  genialidade.

Oh! E agora, quem poderá me ajudar?

chapolin velho oeste Hitler tempo Cleópatra Salomão

Com uma característica pouco peculiar, o herói podia surgir em qualquer lugar em qualquer época, assim Bolaños pode deixar que sua imaginação fértil voasse mais livremente nos roteiros, diferente do que acontecia com Chaves e sua turma que estavam confinados, em certos aspectos, devido ao cenário recorrente da vila e também aos personagens definidos em sua estrutura.


chapolin japão espaço tempo viagem
Em Chapolin, Bolaños podia  fazer incursões  no espaço-tempo, que lhe possibilitava uma infinidade de argumentos e plots, de duelos no Velho-Oeste até o longínquo Japão Oriental passando por viagens ao espaço e as pedras flutuantes de Vênus, deixandoa disposição do artista uma enorme gama de possibilidades para que inserir suas preferências pessoais de roteiro e ritmo e ainda homenagear obras do cinema e da literatura em geral.

Chapolin, o Carlitos do México?

chapolin carlitos gordo e o magro chaplin

A destreza narrativa de Bolanos é sem dúvida extraordinária em Chapolin, esse  domínio pode ser visto muitas vezes quando somos apresentados a personagens e cenários totalmente inéditos e que ficamos a par de toda situação e motivação dos personagens em apenas uma cena de 2 ou 3 minutos. 
Mas ainda é na evolução da história sendo usada como cenário para situações malucas e engraçadas protagonizadas pelo herói vermelho,que é o centro das atenções com sua dinâmica e a sinergia envolvida nos personagens.


Com suas frases de efeito e personalidade que vai do extremamente heroico ao pastelão em poucos segundos, Chapolin protagoniza situações absurdas e cômicas, beirando o nonsense e flertando muito com os antigos filmes de Chaplin e os 3 Patetas (claras influencias na vida de bolanos).

Tripa seca, Quase Nada e Super Sam

super sam bruxa baratuxa poucas trancas vilões chapolin

Os coadjuvantes destas aventuras não ficam para  trás. Como esquecer dos Gangsteres, Tripa Seca ou Quase Nada, do bandido do velho oeste, Racha Cuca e do Herói rival do Chapolin, Super Sam.
Com traços peculiares de personalidade e comportamento, a habilidade do astro mexicano em construir personagens diversos também se mostra notável, embora na sua maioria baseados em esteriótipos, sempre se dedicava por desfazer algum detalhe da persona esperada para trazer mais elemento cômico em sua história.


Devemos ainda lembrar que Bolaños, durante a toda  série, também mostra sua direção de atores aguçada, claro, sempre em companhia de seus ótimos companheiros, Ramón Valdez, Carlos Vilagran, Florinda Meza, Rubem AguirreEdgar Vivar e Maria Antonieta, onde  podem mostrar  suas versatilidades cômica, em papéis muito diferentes de episódio para episódio.

Chapolin como Herói Clássico multimídia

Toda a construção do personagem principal, sua concepção, qualidades e defeitos (embora Chaves seja de longe seu personagem mais famoso), torna o Chapolin Colorado, um personagem tão rico, que facilmente seria transportado para Livros, novas séries de TV ou Cinema (Robert Rodrigues faça acontecer). Devido a suas peculiaridades de poder estar em qualquer lugar, nas mãos de roteiristas habilidosos, poderiam ser feitas historias muito divertidas.

Chapolin Colorado nas HQs

Nos quadrinhos, já vimos o herói, em algumas publicações aqui no Brasil, que em sua maioria eram transposições dos episódios da TV ou então muito similares. Nos dias de hoje, o herói poderia ser abordado de muitas maneiras: da comedia pastelão até comédia de ação ou até uma abordagem mais séria (um herói  de mais de 200 anos atormentado por tantas coisas que já viu). Eu compraria fácil alguma coisa em uma legada meio MSP feita para o Chapolin.

Fora os poderes pouco explorados do herói, em que podemos facilmente atestar que seria páreo duro para qualquer herói DC ou Marvel. Teleporte pelo espaço-tempo, super velocidade, mudança de tamanho, antenas de vinil com multi as funções, marreta biônica, e ao que parece imortalidade. Pode mandar o Deadpool e o Lobo, porque eu sou mais o Chapolin Colorado.

Chapolin e Bolaños para Sempre

Com esse personagem muitas vezes subestimado (assim como outros), Bolaños conseguiu marcar a infância e a vida de muitas pessoas por todos os países em que passou, devido não só ao apelo cômico, mas também pelo tipo de narrativa, motivações e valores incutidos no herói que transcendem tempo e nacionalidades, valores básicos, valiosos para todas as pessoas, como todo bom personagem icônico.
Muitas pessoas destratam a criação de bolanos, como se fosse um personagem esquecível, porém como diria Chapolin, Bolaños deve ter dito muitas vezes "Não contavam com minha astúcia".

Gostou da matéria? Compartilhe e deixe seu comentário e venha Bater um papo com a gente.

0 comments: