domingo, 8 de maio de 2022

Filmes que vão explodir a sua cabeça


Cinema e tv,Reflexão,Filmes,roteiristas,cult,analise,oldieboy,clube,luta,outra,história,americana,abra,olhos

Filmes normalmente são fonte de divertimento por mais ou menos 2 horas. tempo esse que você se desprende da realidade e vai ver histórias fantásticas. Quando aparece o "The End" na tela pronto, já foi, mas existem filmes que não deixam sua mente se desligar assim tão fácil.

São verdadeiros socos no estômago que mesmo quando acabam parecem que ainda permanecem com você por algum tempo, sendo remoídos no cérebro.

E aí vai uma lista de filmes desse tipo que  para mim causaram algum tipo de sensação incomoda (como um soco no estômago) e com certeza valem a pena serem vistos, revistos e pensados.

Clube da Luta

Filme de David Fincher, com Brad Pitt e Edward Norton, baseado no livro de Chuck Palahniuk.

Mostra a criação do tal Clube da Luta por dois caras totalmente diferentes, um yuppe workaholic (Norton) e o misterioso Tyler Durden (Pitt) e sua filosofia da destruição.

O filme já recebeu inúmeras críticas de todos os lados, de conservadores a progressitas, todos tem alguma opinião forte sobre ele. O que já é um bom termômetro sobre relevância e qualidade.

Com roteiro redondo, montagem ágil e trilha sonora sensacional, além de é claro ter os 3 protagonistas do filme em alta performance, fazem de Clube da Luta talvez o melhor filme de Fincher.

Ah, e o plot-twist do final é de explodir a cabeça.   

OldBoy

Filme de  Park Chan-Wook, baseado nos mangás de Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya.

A trama mostra o protagonista, Oh Dae-Su, sofrendo um terrivel castigo: preso em uma cela solitária por 15 anos, por algo que ele fez no passado, coisa essa que ele não sabe o que é.

Depois de ter sua vida completamente destruída, ele é solto pelos seus captores secretos e então  parte  em busca de respostas e claro vingança, levando a acontecimentos perturbadores.

Park Chan-Wook fez a sua trilogia da vingança, o primeiro foi Sr. Vingança, seguido por OldBoy, fechando com Lady Vingança mas foi nessa 2° parte que ele chegou ao ápice de qualidade. 

Este filme foi lançado com grande repercussão nos estados unidos somente depois que Tarantino rasgou de elogios a  produção sul coreana. 
Será que foi depois de assitir OldBoy que surgiu na cabeça do cineasta a idéia para Kill Bill? 

Preso na Escuridão

Filme de Alejandro Amenábar, com Penelope Cruz.

Suspense psicológico de alto nível, esse filme espanhol pouco conhecido teve remake americano com Tom Cruise, a versão americana nao consegue chegar no nível do original. 

Um paciente desfigurado por um acidente de carro, preso em um manicômio, tem uma sessão de terapia tensa com seu psiquiatra. 

Entre lembranças do passado e fatos nao esclarecidos somos levados a uma busca perturbadora pela verdade escondida dentro da mente do protagonista.

Com toques de ficção cientifica impossível não ficar abalado no final.

Lembrando que esse filme é de 97, vindo antes de filmes dos da próxima década  que usaram muito de suas ideias centrais, que agora podem parecer batidas mas na época me deixaram de boca aberta.


A Outra Historia Americana

Filme de Tony Kaye e roteirizado por David Mackenna, com Edward Norton (de novo!!) e Edward Furlong.

Filme que retrata o neonazismo nos estados unidos.

Mostra a historia do irmão mais velho, que no passado se tornou um jovem líder de gangue neonazista, é  preso por assassinato.

Na prisão passa por experiências que irão mudar sua ideologia de maneira radical. 

Filme se passa em dois períodos de tempos marcados pela fotografia, o passado é retratado em preto e branco.

O filme choca e faz pensar quando começa a desenvolver como seus próprios atos (e de outros ao redor) interferem na história de todos de uma maneira ou outra, para o bem ou para o mal.

E para vocês qual filme mexeu com a cabeça de vocês mesmo depois que as letras de crédito subiram? Comentem aí :-)

4 comentários:

  1. Uma otima lista, apesar de eu não ter visto Preso na Escuridão, os outros eu coloco o selo unomas da minha qualidade.kkk

    ResponderExcluir
  2. A Honra Perdida de Katharina Blum, passei uma semana NEURADO por causa desse filme!
    o japonês Tag também é bem fudidamente loco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse eu não conheço, mas ja fiquei curioso. vou ver se acho pra olhar com certeza. valeu pela dica.

      Excluir
  3. Mais uns pra colocar na lista de socos no estomago. Vais ter que escrever mais uma lista.
    Vai que é tua.

    ResponderExcluir