Texto de informativo de autoria de Brasil em Quadrinhos
Programa Brasil em Quadrinhos participa de festivais de HQ na Europa
Delegação brasileira desembarca no mês de junho em eventos na França e Portugal
O programa Brasil em Quadrinhos e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba estarão presentes em dois importantes eventos do calendário cultural europeu neste mês de junho: O Festival International de Bande Dessinée à Lyon, na França, e o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, em Portugal. A participação nos festivais dá continuidade à missão do Programa Brasil em Quadrinhos de internacionalizar as fronteiras do quadrinho brasileiro.
Márcia Deretti |
Integram a comitiva os editores da MMarte Produções, Márcia Deretti e Márcio Paixão Jr., a curadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e cofundadora da Itiban Comic Shop, Mitie Taketani, e a equipe de coordenação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, representada por Gilmar Kaminski, Greice Barros e Luciana Falcon, que também produz o programa Brasil em Quadrinhos.
Luciana Falcon |
Mitie Taketani |
Preparação da temporada França-Brasil 2025
Aquecendo os motores para temporada cultural Brasil-França 2025, organizada pelo Instituto Guimarães Rosa e Instituto Francês, a delegação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba marca presença no 19º Lyon BD Festival entre os dias 7 e 9 de junho. Na oportunidade, a equipe da Bienal se reunirá com editores, autores e programadores de festivais, a fim de planejar novas parcerias e intercâmbios culturais para o ano seguinte.
Greice Barros |
Gilmar Kaminski |
O evento, que é um dos mais importantes no cenário do quadrinho mundial, acontece na Prefeitura de Lyon, Salão Regional AURA, Colégio Gráfico e Museu do Tecido. A editora MMarte Produções acompanha a delegação brasileira a convite do Programa Brasil em Quadrinhos com apoio do Instituto Guimarães Rosa, por meio da Embaixada do Brasil em Paris.
Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja
No final de semana seguinte, entre os dias 14 e 16 de junho, os brasileiros chegam a terras portuguesas para abrilhantar o 19º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. A programação assinada pela comitiva brasileira contará com oficina de adaptação de histórias em quadrinhos para animação, debate sobre HQs brasileiras e sua viabilidade além mar, apresentação do programa Brasil em Quadrinhos, doação de acervo para a Bedeteca de Beja além de palestra sobre o quadrinista brasileiro Julio Shimamoto e preparação da exposição “Shimamoto: Mestre do Quadrinho Brasileiro”, a ser apresentada a partir de agosto em Beja.
Márcio Paixão |
Para o editor da MMarte produções, Márcio Paixão Jr., o programa Brasil em Quadrinhos expande as possibilidades de intercâmbio cultural: “Estamos num momento em que o quadrinho nacional atingiu seu ápice de qualidade. O quadrinho brasileiro nunca foi tão diverso, e o programa Brasil em Quadrinhos é capaz de articular essa nossa produção e levar para o resto do mundo, estabelecendo contatos e possibilidades de publicação tanto de obras brasileiras no exterior, como de obras de outros países no Brasil”, destacou.
A equipe da Bienal de Quadrinhos de Curitiba participa da programação do festival com apoio da Funarte, através da Bolsa de Mobilidade Artística 2023. A editora MMarte Produções participa da programação a convite do Programa Brasil em Quadrinhos, com apoio do Instituto Guimarães Rosa, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Faro/PT.
Brasil em Quadrinhos
A promoção internacional de artistas e autores brasileiros é um dos eixos estruturantes da diplomacia cultural brasileira. Através do Programa Brasil em Quadrinhos, busca-se destacar a importância da linguagem das histórias em quadrinhos como referência dos aspectos da cultura brasileira e também como ferramenta auxiliar no ensino da língua portuguesa nas unidades do Instituto Guimarães Rosa no exterior.
Desenvolvido em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, o programa promove essa importante vertente da economia criativa brasileira junto a eventos e festivais internacionais de HQ, editores, produtores e o público das histórias em quadrinhos no mundo.
Desde sua criação o Programa já desenvolveu atividades em 15 países - Alemanha, Angola, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Cuba, França, Guiné-Bissau, Líbano, México, Moçambique, Peru, Portugal e Uruguai.
Siga o Oldie Nerd no Instagram: https://www.instagram.com/oldie_nerd?igsh=ZmZndzJnbzNyYW94
Ouça todos episódios do Podcast Café com Gibi no Spotify: https://open.spotify.com/show/5d136Gj4Pl6Y6JSFf6gDl5?si=JiwcuosnT32QVKgQrf58Eg
Se inscreva no canal do YouTube: https://youtube.com/@OldieNerd?si=YZBUHZVjV2OGEjr_
Do solo tupiniquim para o Mundo!
ResponderExcluirUma pena o grande público não ter essa noção da importância que o quadrinho tem na divulgação da cultura brasileira. Mas seguimos firmes na divulgação disso!