sexta-feira, 13 de maio de 2022

Guia: Produção de Podcast, parte 6 - gravação, edição e publicação

som,podcast,podosfera,café com gibi,Coletive Som,arte,

E agora nesse tutorial vamos falar sobre gravação e edição de podcast, porque a maioria dos programas que podemos usar para editar, também nos dispõe algumas ferramentas de gravação.

Não precisamos necessariamente usar o mesmo programa para gravar e para editar pois pode ser que o programa que você fique mais familiarizado na hora de editar um podcast seja ele em canal de áudio único ou em múltiplos canais de áudio, pode não apresentar uma ferramenta que grave mais vozes do programa que você usou para se conectar com seus convidados e parceiros.

Programas e softwares para gravação do seu podcast


Vamos a lista:

Skype
Nosso primeiro programa para gravação é o Skype o mesmo que podemos usar para conexão, ele tem um botão onde conseguimos durante a conexão com os participantes, gravar todos eles e nós num arquivo de vídeo onde podemos facilmente extrair o áudio e usar para nossa edição em outro programa.

Esta ferramenta ela evoluiu muito está no vários problemas porém a gravação do programa, a qualidade, vai depender muito da qualidade da sua conexão com a internet por isso ela sabe muito bem como um backup para que você não tem o problema de perder uma gravação mas é sempre bom ter outro método para gravar.


Mas é muito vantajoso pois essa gravação de vídeo MP4 é salva na nuvem e também facilita muito quando temos convidados que não tem nem o hábito e nem as ferramentas para gravar o próprio áudio.

Discord
Outra ferramenta para gravação do nosso podcast é a plataforma discord que assim como o Skype também serve para uma conexão com os participantes mas ela nos fornece algumas ferramentas a mais.

Através de alguns boots, podemos fazer gravações do áudio como por exemplo o boot Craig, que com comando de texto inicia e finaliza uma gravação.

Além de ajudar muito no programa pois temos sempre algum participante que não tem o costume e nem a ferramenta de gravar o próprio áudio assim como um arquivo de backup.

A vantagem é que esse boot faz uma gravação de canal único Mas também de canais separado e isso é muito bom para nossa edição.

A desvantagem é que assim como o Skype a gravação está sujeita a qualidade da nossa internet mas quase sempre temos uma boa qualidade.


Amolto Call Recorder
Este software é muito fácil de usar, tem uma versão paga que grava sem limites inclusive o vídeo e a versão gratuita que grava apenas voz com intervalos de 15 minutos mas ele não interrompe a gravação e sim mostra um aviso para que continuamos ou não a gravar.

Este programa é bom para fazer o backup do seu programa pois numa gravação com participantes que depende da internet não corremos o risco de perder o arquivo Mas é claro que ele fica sujeita a qualidade da internet.

Ele grava todos os áudios que o computador emitir, vozes música e tudo mais.
Apesar de ficar sujeito a oscilação da internet por uma gravação não presencial, para uma gravação presencial ele mantém uma boa qualidade.

Programas para editar e publicar seu Podcast


Audacity
Outro software que podemos usar para gravar o nosso áudio e também para nossa edição é o Audacity.

Esse programa tem uma boa qualidade e muitas funcionalidades que vão nos ajudar durante a edição.

Além de podermos gravar com uma boa qualidade nós encontramos ferramentas que vão melhorar o nosso áudio, como plugins para tirar o ruído, aumentar, baixar e equalizar o som.

E nos permite fazer todos os cortes no áudio gravado, adicionando trilha sonora outros trechos de áudio para que nosso programa de podcast posso estar pronto para ser lançado.
E para finalizar o programa permite que rederizemos o programa numa Gama gigante de formatos.

Vegas Pro (antigo Sony Vegas)
Programa muito conhecido para edições de vídeo mas trabalha muito bem com a função de gravar o áudio e editar o programa.

Na função gravador, ele apenas grava o áudio do microfone, pra você que vai apenas gravar seu canal de áudio para no futuro adicionar novas faixas, ele trabalha muito bem.

Também facilita muito caso o seu programa de podcast seja um programa solo onde você pode dar o play para gravar e eventualmente pausar a gravação e retomá-la logo em seguida.


Para você que vai editar o programa de podcast, tem uma gama de funcionabilidades.

Podemos editar em canais separados, agrupar canais, fazer cortes, plugins que ajudam a melhor os áudios, adicionar música, vírgulas sonoras, e muito mais.

Mesmo os áudios que você venha a usar estejam contidos em algum vídeo, não é problema, com um clic podemos separar áudio do vídeo.

E para renderizar o programa, também temos vários formatos de áudio, a nossa escolha.

Esses são alguns dos programas usados para edição e gravação de podcast mas é claro que tudo vai depender da sua necessidade e do seu hábito pois cada programa tem suas características que vai depender também de como você se adaptar a eles.


Anchor 
Esta é uma plataforma de publicação de podcast.
Muito conhecido da podosfera pois essa plataforma está diretamente vinculada ao Spotify onde temos um dos principais agregadores de podcast do mundo.

Nessa plataforma além da publicação e distribuição para outros agregadores de podcast também temos um espaço para nos conectar com outros participantes e gravar este episódio e também edita-lo.

Como uma plataforma online é claro que temos poucos recursos.
Faça sua conta no anchor, publique seu programa e a distribuição e automática.

Na minha opinião esse é o melhor lugar para seu podcast, mas temos outros lugares.

Uma pequena lista de hospedagem:
Podbean
Spreaker
Wix.Com Podcast Player
SoundCloud Podcasting

Esses são apenas alguns softwares e plataformas para seu podcast.

Com uma pequena busca no Google vocês podem encontrar outros meios que melhor se adaptem a vocês.

Para fazer uma gravação e para as edições quando o surgir a dúvida, vocês podem entrar em contato com outros criadores de podcasts e assim pegar mais informações.

Agora, esperamos vocês na podosfera. Crie seu programa e venha fazer parte dessa comunidade e quem sabe, trocar uma ideia em algum futuro episódio.

0 comments: