sexta-feira, 24 de julho de 2020

O IMPÉRIO DOS GIBIS: A INCRÍVEL HISTÓRIA DOS QUADRINHOS DA ED. ABRIL

gibis, império, quadrinho, Abril, Souza, Maurício, hq

Os jornalistas Manoel de Souza e Maurício Muniz revelam fatos inéditos e bastidores surpreendentes da editora que revolucionou a cultura no Brasil por meio das HQs.


Por sete décadas, a Editora Abril foi a mais importante empresa do mercado editorial brasileiro, com uma trajetória iniciada em 1950, quando seu fundador, o italiano Victor Civita, lançou com sucesso seu primeiro produto, a edição inicial da revista Pato Donald...


Ou, ao menos, esta é a versão oficial, que não corresponde exatamente à realidade: o Pato Donald não foi a primeira publicação da Abril, uma empresa fundada antes do que se imagina, em 1947, e sem qualquer envolvimento de Victor.

Estes e outros fatos obscuros e surpreendentes sobre a editora são finalmente revelados pelos jornalistas Manoel de Souza e Maurício Muniz no livro O IMPÉRIO DOS GIBIS: A INCRÍVEL HISTÓRIA DOS QUADRINHOS DA ED. ABRILda recém-inaugurada editora Heroica.


O projeto, da dupla de especialistas no ramo da cultura pop e geek, exigiu mais de 18 meses de pesquisa, buscas em mais de 300 periódicos e documentos antigos, conversas com 46 figuras-chave na história da Abril em 63 horas de entrevistas gravadas e a leitura de mais de 2 mil quadrinhos lançados pela empresa ao longo de sete décadas.

Tudo isso para apresentar um panorama que se confunde com a própria história do mercado editorial brasileiro, desde os tempos em que o material de reprodução dos gibis demorava seis meses para chegar ao país em longas viagens de navio, até a revolução da era dos computadores, em que se tornou possível baixar arquivos de revistas em poucos minutos pela internet.

Editora que encantou gerações


Por anos, a Abril foi responsável pela publicação, no Brasil, das principais franquias dos quadrinhos, como Disney (com Pato Donald, Mickey e Zé Carioca), Marvel (Capitão América, Homem-Aranha e Wolverine), DC (Batman, Superman e Mulher-Maravilha) e MSP (com os personagens de Mauricio de Sousa).


Aliás, o famoso criador da Mônica elogiou bastante O IMPÉRIO DOS GIBIS numa live transmitida em 4 maio, Dia Mundial do Livro. Nesse bate-papo patrocinado pela Câmara Brasileira do Livro, Mauricio de Sousa indicou O IMPÉRIO DOS GIBIS como uma obra essencial para conhecer o mercado de quadrinhos no Brasil – inclusive ficando surpreso com a quantidade de detalhes que o livro traz sobre seu conturbado relacionamento com a Abril.

O setor de quadrinhos da editora dos Civita encantou gerações, mas escondeu brigas internas, polêmicas, estratégias de mercado um tanto questionáveis e traições que parecem saídas de um romance de intrigas políticas. Hoje pode parecer difícil de acreditar, mas os quadrinhos infantis da Abril foram alvo até de rigorosa atenção dos órgãos de censura durante o governo militar!

Primeira tiragem esgotou-se em 48 horas

O IMPÉRIO DOS GIBIS foi viabilizado originalmente por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse, conseguiu reunir quase 600 apoiadores e arrecadou o dobro do valor inicialmente pretendido.


Isso possibilitou a impressão de uma tiragem inicial de 1.200 exemplares – que, para surpresa dos autores, esgotou-se em 48 horas por meio de vendas realizadas pelo site da Heroica, em abril de 2020. Agora, a segunda tiragem, recém-impressa, está disponível para venda e pronta entrega com exclusividade em www.editoraheroica.com.br.


O volume de 544 páginas ainda vem acompanhado de marcador de páginas e 30 cards exclusivos, tamanho 10 cm x 15 cm, que mostram capas das mais importantes revistas em quadrinhos da Editora Abril.

SERVIÇO

O Império dos Gibis: A Incrível História dos Quadrinhos da Ed. Abril
Autores: Manoel de Souza e Maurício Muniz
544 páginas (480 PB e 64 COR)
Lombada quadrada
Formato: 15,6 x 22,8 cm
Capa em Cartão 250g
Miolo PB em Pólen Soft 70g
Miolo COR em Offset 90g
Preço até 31/7: R$ 84,90 (frete incluso e pagamento em até 12 vezes)


Download de imagens:




CONTATOS
(11) 99492-6352



0 comments: