quarta-feira, 23 de maio de 2018

O criador do personagem brasileiro Raio Negro.  GEDEONE MALAGOLA nasceu em São Paulo, 1924. O cara roteirizou, desenhou, argumentou e editou quadrinhos, não acharia estranho se ele tivesse grampeado os gibis e ainda saído pra vender Fanzine na rua, ele fez de tudo nas HQs nacionais, e em outras nem tão nacionais assim. 

Aqui vamos dar um foco para alguns dos personagens que criou ou trabalhou este quadrinista. 


Raio Negro

Como foi dito, criação do Malagola, em 1966 e ele descaradamente inspirado naquele herói gringo, o Lanterna Verde: piloto, Alien, Anel de energia ( ta, aqui é luz negra, mas convenhamos), e tudo mais.
O desenho do personagem é muito parecido com o líder dos X-Men, mas dizem que é baseado em outro personagem, Slits, mas pra mim não tem como não olhar pra ele e não ver o Ciclope.
Homem Lua
É, um personagem rodeado de "mistério" pois ninguém conhece sua identidade. Personagem que vem daquele tipo de Herói sem poderes. Curioso é o personagem ter um pézinho no fantasma, pois o herói tem em sua história, temas indígenas. Outra curiosidade, é que, depois do hiato do personagem, a Marvel apareceu com um outro personagem chegado na lua, sem poderes, que usa armas e tem um avião "LUA".

Hydroman
Criação em parceria com Momoki Akimoto. Esse, é muito inspirado no Namor, O Príncipe Submarino. Aqui temos um herói que atuava diretamente da cidade de Atlântida, de onde ficava sua base, usando sua arma de congelamento e dando muito soco por ai. Coincidência, ou não, já existia um personagem criado por Bill Everett, também criador no Namor.  


Dakota Jim

Criação em parceria com Osvaldo Talo, argentino, também criador do Licky Lucky, caubói "inspirado em Lucky Luke e que também criou ao lado de outro argentino, o Fantastic, super herói ao estilo Marvel.

Esse é um personagem, que apesar da simplicidade do seu desenho e estilo, e da bagunça do seu background, eu acho um dos melhores. Ele é metade índio, metade branco que resolve as coisas na porrada e na "bala", é o amigo e ajudante do xerife da cidade que é seu tio ( ai fica fácil né maninho). Diferente de outros personagens indígenas desta época, ele não era "tonto". 


Desenho, Roteiro e um pouco de Malagola
Uma lista de alguns trabalhos que Malagola colocou sua mão, tanto na história quanto nos desenhos e nos desenhos:



Juju Faísca, O Cangaceiro Milton Ribeiro, Bidu e Franjinha ( do Mauricio de Sousa), Beto Carrero, He-Man (com Rodolfo Zalla),tem também a Mulher-gato (do Gedeone, não das gringas), Os X-Mens originais(é isso mesmo amiguinhos), Thor, O Viking (na verdade é o da Marvel), Targo, o Tarzan brasileiro ( também teve a mão do Zalla), já trabalhou em cima de alguns "monstros" como a Mumia, Lobisomem(também com o Zalla), Dracula, Monstro de Frankenstein; roteirizou Juvêncio, o justiceiro do sertão, herói oriundo de uma radio novela, com desenhos de Rodolfo Zalla ( orra meu, que dupla hein!).




Gedeone Malagola, faleceu em 2008 e deixou um legado e tanto para a 9° arte Brasileira. Na minha opinião, foi um profissional que soube se adaptar, surfar na onda e  correr atras do mercado de quadrinhos na época, e ainda percorreu vários estilos narrativos, fazendo "de um tudo" para os quadrinhos.


E ai, o que faltou sobre o Malagola, qual personagem dele você lembra? Comenta ai!

Postagem Relacionado
6 SUPER HERÓIS NACIONAIS
 


0 comments: